Ícone do site Jornal O Sul

O que significa “somente emergência” no celular? Saiba como usar

Em emergências, ter um celular em mãos pode ser um salva-vidas. (Foto: Freepik)

Em emergências, ter um celular em mãos pode ser um salva-vidas. No entanto, saber como utilizá-lo de maneira eficaz é crucial para garantir que você receba a ajuda necessária o mais rápido possível.

Uma dica, que é mais uma curiosidade, é a respeito de quando aparece o aviso “Somente emergência” na tela e, às vezes, “Sem serviço”. Mas o que isso quer dizer?

O “Sem serviço” é autoexplicativo e significa que não há sinal de qualquer operadora, nem a sua, naquele momento. Já a mensagem “Somente emergência” é um pouco diferente.

Se você estiver na área de cobertura de pelo menos uma operadora, mesmo que não seja a sua, o celular oferece a opção de realizar uma chamada de emergência. Isso quer dizer que, apesar da sua operadora não ter sinal naquele lugar, seu celular se conecta a outra companhia para poder fazer ligações de emergência, mesmo que você não tenha crédito na sua linha.

E se não houver qualquer operadora ao seu alcance, ou se o SIMCARD estiver danificado ou mal inserido, aparece o aviso “Sem serviço”. A ideia é garantir que nenhum cidadão fique sem atendimento em uma situação difícil.

No Brasil, o número de emergência é 190 para a polícia, 192 para ambulâncias (SAMU), e 193 para os bombeiros.

Dicas para caso de emergência

Para Android, em muitos aparelhos basta manter pressionado o botão de ligar/desligar até que a opção de chamada de emergência apareça. Em outros modelos, pode haver um botão específico para emergências na tela de bloqueio.

Em iPhones, mantenha pressionado o botão lateral e um dos botões de volume até que o controle deslizante de SOS de emergência apareça. Deslize para ligar para os serviços de emergência.

 

Sair da versão mobile