Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Carlos Roberto Schwartsmann | 8 de novembro de 2022
A Bandeira representa um estado soberano, um estado independente, uma nação!
A nossa Bandeira é verde, amarela, azul e branca. O verde representa nossas florestas e nossas valorizadas terras. O amarelo representa o ouro e todas as nossas incalculáveis riquezas. O azul representa nosso céu, nosso mar, nossos rios, nossa água.
O branco representa o nosso eterno desejo de paz.
Nesta última eleição nunca vi, em toda minha vida, tantas bandeiras circulando pelas ruas e pelas estradas. BANDEIRAS VERDE AMARELA!
Confesso que sempre tive inveja dos norte-americanos pelo orgulho que possuem da sua bandeira.
“The flag day”, 14 de junho, é o dia mais comemorado do ano. É o dia do simbolo máximo da nação.
As grandes avenidas, de todas as cidades americanas, ficam mais coloridas e enfeitadas. Bandeira no alto significa vitória.
Alegria por ter atingido e conquistado o pico mais alto. Significa vitória por ter vencido a guerra, a disputa. A bandeira, no alto do pódio, significa que fomos os melhores na competição.
A imagem de Ayrton Senna, na pista, acenando e circulando com a nossa bandeira até hoje me causa arrepios. Ela será eterna!
Lembro no ginásio, ao chegar no colégio Júlio de Castilhos, ficava encantado com o tremular da bandeira na entrada principal.
Quando o professor adentrava a sala de aula cantávamos o hino nacional de pé. Bons e memoráveis tempos. Acho que até hoje, nunca tantos brasileiros cantaram tanto o hino nacional.
Finalmente para resgatar o patriotismo é necessário um reconhecimento àqueles que garantem a constituição e defendem a pátria: As forças armadas.
Frequentemente, nos congressos médicos realizados nos EUA, os militares participam fardados.
Exibem o uniforme com orgulho. Fazem questão de mostrar suas insígnias e medalhas .
Tempos atrás, solicitei permissão para fazer uma foto com 4 militares fardados. Dois de branco da marinha e dois de verde do exército.
Um deles, intrigado, me perguntou qual era o motivo da foto. Expliquei que não conseguiria esta foto no meus país, pois nenhum militar pode andar fardado na rua. Ele poderá ser alvo de agressões e atentados!!
Aqui existe uma inversão total de valores: O bandido é melhor tratado que o policial. Ele é visto como um pária da sociedade. Um marginalizado que não teve chance e muito menos educação. O crime foi seu único caminho e, portanto, isto seria perdoável.
Para resgatar o patriotismo devemos inundar a nossa pátria com bandeiras. Sempre que for possível cantar alto o hino nacional! Permitir que os militares desfilem fardados em qualquer lugar!
“Dos filhos deste solo és mães gentil, pátria amada Brasil!!!”
Carlos Roberto Schwartsmann – Médico e Professor universitário
Voltar Todas de Carlos Roberto Schwartsmann