Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O risco de infarto é maior durante as festas de fim de ano

Compartilhe esta notícia:

A falta de ar é o alerta para procurar ajuda médica. (Foto: Pixabay)

Um estudo publicado no “British Medical Journal” aponta que o risco de acidentes cardíacos é maior durante as festas de fim de ano. De acordo com os pesquisadores das universidades de Lund, Estocolmo, Uppsala e Orebro, na Suécia, o risco máximo acontece na noite do dia 24 de dezembro em torno das 22 horas.

Um estudo realizado com 283 mil pessoas que deram entrada em hospitais suecos com infarto do miocárdio, entre 1998 e 2013, aponta que a maior incidência de acidentes cardíacos acontece na noite do dia 24 de dezembro – uma alta de 37% em relação ao resto do ano – seguido pela noite do Ano Novo – com uma alta de 20%.

Segundo os autores da pesquisa, a maior incidência desses acidentes cardíacos pode ser ser explicada pelos excessos de bebidas alcoólicas e alimentação nesta época do ano. O risco aumenta conforme o avanço da idade e em pessoas que sofrem de diabetes ou de doenças do coração, destaca o jornal francês “Le Figaro”.

Entrevistado pelo diário, o cardiologista francês Pierre Aubry descarta a possibilidade de evitar as festas de fim de ano, mas recomenda moderação nos jantares e também o controle das emoções. Além disso, sugere que as pessoas procurem o pronto-socorro logo que forem detectados sintomas como dores ou sensação de pressão no peito, no ombro ou braço esquerdos, falta de fôlego ou desmaios.

Sintomas típicos

Dor ou desconforto na região peitoral em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto. A dores ocorrem acompanhadas de suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.

Sintomas atípicos

Dor no abdome, semelhante a dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo; enjoo; e mal-estar geral, além de cansaço excessivo, sem causa aparente.

Causas

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, acontece quando um coágulo bloqueia, de forma súbita e intensa, o fluxo sanguíneo para o coração. Sem sangue, a artéria perde oxigênio e morre. Em 2017, foram notificados 91,8 mil óbitos por infarto no Brasil.

A principal causa do infarto é a aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas. Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Mulheres que fazem parte do grupo de risco devem ter mais atenção aos sintomas, inclusive aos atípicos. “Se começar a sentir cansaço e desconforto ou indícios que pode estar acontecendo alguma coisa errada é importante procurar um médico imediatamente”, alerta o cardiologista Gustavo Gir.

O Ministério da Saúde tem o portal Saúde Brasil, com informações em prol de uma vida mais saudável e com qualidade. Ele é parte de uma campanha da pasta que visa conscientizar a população brasileira de que a promoção da saúde é o melhor remédio para uma vida saudável. Todos os conteúdos e serviços estão baseados em quatro pilares, que estão diretamente relacionados com o risco de infarto: alimentação, atividade física, peso saudável e parar de fumar.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Skol faz a roda girar de novo e lança a primeira puro malte que desce redondo
Os Estados Unidos mantêm mais de 14 mil crianças migrantes em orfanatos superlotados
https://www.osul.com.br/o-risco-de-infarto-e-maior-durante-as-festas-de-fim-de-ano/ O risco de infarto é maior durante as festas de fim de ano 2018-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar