Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2021
Liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), iniciativa consiste em seminários e pesquisas de opinião mensais com o objetivo de ouvir especialistas, discutir alternativas e propor soluções para o futuro do Rio Grande do Sul.
O Sul – Como nasceu o ciclo de debates “O RS PÓS-PANDEMIA: reflexões e caminhos para o futuro do Estado”?
Gabriel Souza – A pandemia exige dos poderes soluções para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e de apoio à retomada econômica. É neste cenário que elaboramos este projeto que é um ciclo de seminários da Assembleia Legislativa, para trabalhar para o esclarecimento, a reflexão e a busca de respostas de um dos contextos mais desafiadores das últimas décadas. Acredito que este seja um papel do Parlamento: representar a sociedade, conhecer suas demandas e, a partir do diálogo, promover consensos que possam resultarem lei e políticas públicas que atendam às necessidades atuais dos gaúchos.
O Sul – O conteúdo dos debates resultará também em pesquisas sobre as pautas abordadas. Como funcionará?
Gabriel Souza – Para além da discussão, as iniciativas do Parlamento gaúcho almejam a construção de propostas que contribuam de forma efetiva para as principais mazelas oriundas da crise. Por isso, dividimos as ações em três momentos: o debate dos seminários temáticos com a participação de especialistas e, logo na sequência, a aplicação de pesquisas na modalidade quali/quanti sobre cada um dos temas tratados. Assim, obteremos um ranking de importância, formas de abordagem e indicativo de soluções para pautas levantadas nos debates e nas pesquisas com a população. A partir disso, o resultado do encaixe destes dois projetos nos dará suporte a um período de propostas de adaptações legislativas, oportunizando a entrega de um pacote de ações legislativas emergências. Em um cenário sem pandemia, provavelmente estas proposições seriam apresentadas em 10 anos ou mais.
O Sul – Já é possível antecipar como será o futuro do Rio Grande do Sul pós-Covid?
Gabriel Souza – As ações da Assembleia Legislativa buscam nos colocar num patamar de entendimento e de resoluções para colocarmos em prática no dia seguinte após o fim da pandemia. Embora nossos esforços hoje estejam focados em combater a COVID-19, precisamos estar atentos e já conectados com o amanhã. Esse é o nosso grande desafio: preparar o Estado do Rio Grande do Sul para este pós-pandemia.
RS PÓS-PANDEMIA
Entre abril e junho deste ano, três edições do ciclo de debates da ALRS já foram realizadas. O futuro da economia, da educação e da saúde no pós-pandemia foram os temas abordados pelos especialistas nos seminários promovidos. No mês de agosto, uma nova edição está prevista. Mais informações em: www.al.rs.gov.br
Voltar Todas de Comemoram com O Sul