Domingo, 17 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
35°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

O Sul 20 anos O Sul: hoje 100% digital, um jornal que causa boa impressão

Compartilhe esta notícia:

O Sul está presente em todas as plataformas digitais, podendo ser acessado de qualquer lugar do mundo gratuitamente pelo aplicativo próprio ou pelo portal osul.com.br

Foto: O Sul

Pioneiro: “aquele que vai adiante, que anuncia algo de novo ou se antecipa a alguém ou a algo; precursor”. O jornal O Sul, que completa 20 anos neste 2 de julho, está acostumado a ser o primeiro.

Logo em seu surgimento, era o único com impressão 100% colorida. Buscando um diferencial em relação à concorrência, sempre teve sua edição dominical produzida ainda durante a madrugada de domingo, característica essa que perdura até os dias de hoje.

Em uma era em que a demanda por informação em tempo real só aumenta, é de certa forma surpreendente que tenha levado pouco mais de 5 mil dias — mais precisamente 5.028 — para o jornal se inserir totalmente no meio digital. E o fez de forma marcante.

Na madrugada do dia 8 de abril de 2015, o periódico foi impresso pela última vez. Assim, entrava em cena osul.com.br, portal com notícias cuidadosamente selecionadas para agradar ao seu diversificado público.

Atrelado ao site, uma versão em flip (com acesso dinâmico ao conteúdo de cada página) e um arquivo em pdf (para download da edição completa e leitura offline) com o mesmo visual do modelo físico, elaborado com o intuito de não deixar órfãos os assinantes que recebiam cada edição em suas casas em todo Rio Grande do Sul.

No ano anterior à extinção do veículo impresso, uma forte crise econômica acelerou o processo de migração para o meio digital. A alta do dólar naquele 2014 também teve participação na mudança.

“A transformação digital efetiva do Jornal O Sul aconteceu em 2015, acelerada por uma mudança significativa dos investimentos na mídia impressa pelo mercado publicitário e pelo aumento abrupto nos custos de produção, já que quase a totalidade dos insumos de impressão eram importados e houve uma disparada na cotação do dólar”, explica Alexandre Gadret, presidente da Rede Pampa.

“Se os investimentos publicitários estavam cada vez mais sendo deslocados dos veículos impressos para os digitais e as tendências de consumo de conteúdo já mostravam uma adesão exponencial ao digital, nada mais natural que dar este passo adiante e fazer a transformação em um movimento firme e direto”, complementa Gadret.

A jornalista e pesquisadora Anelise Zanoni, que realizou um estudo de caso sobre a migração do periódico para o meio digital, vê com bons olhos a mudança de estratégia implementada. “O jornal O Sul se adaptou rápido às mudanças que estavam surgindo no mercado editorial e se antecipou ao digitar seu conteúdo. Não é um movimento fácil”, diz. “Hoje, todos os veículos precisaram se digitalizar para sobreviver às exigências do mercado”, acrescenta.

Apesar do começo um tanto abrupto, atualmente, O Sul conta com mais leitores do que quando a versão impressa do veículo circulava em território gaúcho. Menos de um ano após a estreia do portal de notícias, no final de dezembro de 2015, eram cerca de 4,6 milhões de visualizações mensais.

Um dos atrativos para os leitores da versão online de O Sul e grande diferencial em relação a outros veículos, inclusive do centro do País, é a não exigência de assinatura para ler as notícias. Tanto o conteúdo publicado no portal quanto as versões em flip e pdf são de livre acesso.

Outra vantagem é o fato de o leitor poder receber informações a qualquer momento do dia, não só por meio do modo navegador, mas também através das redes sociais, já que O Sul está presente no Facebook, Twitter e Instagram. Nessas plataformas, são quase 120 mil seguidores.

No Instagram, os dados são animadores, só no mês de maio, O Sul teve mais de 2 milhões de impressões. Elas informam o total de vezes que uma publicação ou perfil foi exibida aos usuários, não necessariamente seguidores, em um determinado período de tempo. No Facebook, são mais de 63 mil seguidores e 59 mil curtidas. O veículo também conta com um aplicativo disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Neste ano, em que completou seis anos de existência, o portal superou a marca dos 10 milhões de acessos realizados por mais de 1 milhão de leitores diferentes. Também neste ano, já foram contabilizados mais de 1 milhão de downloads do pdf e mais de 6,5 milhões de páginas da versão em flip lidas no período de um mês.

Em relação à evolução, Anelise diz que “é sempre importante estar atento aos movimentos da tecnologia”. Para ela, também é bom “firmar laços com o público, especialmente o mais jovem, que sempre prefere as redes sociais”, e é “por isso que os veículos de comunicação também precisam ser ativos nestes meios”.

Olhando para frente, o foco, segundo Gadret, é “aumentar cada vez mais nosso número de leitores”. Para isso, uma newsletter, que é uma espécie de boletim informativo, com as principais notícias do dia, está sendo lançada aos leitores de O Sul. Estará disponível via e-mail e WhatsApp aos assinantes do serviço, que, assim como os conteúdos do site e do jornal, é gratuito. (Fabrícia Albuquerque, repórter de O Sul desde 2013)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de O Sul 20 anos

20 anos de O Sul: quando um jornal se torna notícia
20 anos no dia a dia dos gaúchos
https://www.osul.com.br/o-sul-hoje-100-on-line-um-jornal-que-causa-boa-impressao/ O Sul: hoje 100% digital, um jornal que causa boa impressão 2021-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar