Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de janeiro de 2020
Um ano após se submeter a uma ablação cardíaca (espécie de pequena cirurgia por meio de catéter), o técnico gremista Renato Portaluppi, 57 anos, passará por procedimento complementar em um hospital do Rio de Janeiro neste sábado. Ele participou da abertura da pré-temporada tricolor, nessa quinta-feira, mas deve se ausentar das rotinas da Arena até o final da semana que vem.
Por meio de nota oficial no site do clube, a direção do Mosqueteiro informou que esta segunda operação já estava prevista desde a primeira e que o treinador já havia acertado que aproveitaria para tirar dez dias de férias atrasadas, a fim de facilitar a sua recuperação.
Ainda conforme o texto, Renato será operado pela equipe do médico Eduardo Saad, juntamente com Leandro Zimerman, do Hospital Moinhos de Vento, responsável pelo procedimento inicial, feito em janeiro de 2019. Também participará o médico do Grêmio, Paulo Rabaldo. “Tão logo o procedimento encerre, o Grêmio se manifestará em seus canais oficiais”, finalizou o comunicado.
Reapresentação
Apesar do procedimento marcado para menos de 48 horas depois, na tarde dessa quinta-feira Renato marcou presença no centro de treinamentos do Grêmio para a reapresentação do grupo, que abriu oficialmente a pré-temporada tricolor de 2020. Junto com o comandante estavam 23 jogadores, incluindo os recém-contratados Victor Ferraz e Lucas Silva.
Coube ao presidente do clube, Romildo Bolzan, dar as boas-vindas. Em seu discurso, ele listou os desafios para este ano, em que o Mosqueteiro disputa quatro títulos. A primeira já está marcada para o dia 19, quando enfrentará o Pelotas pela Recopa Gaúcha. Já no dia 22 será a estreia no Campeonato Gaúcho (em casa, contra o Caxias), ao passo que o primeiro jogo pela Copa Libertadores da América já tem data: 3 de março, na Colômbia.
Elenco
– Goleiros: Paulo Victor e Julio César;
– Laterais: Leonardo, Victor Ferraz, Bruno Cortez e Juninho Capixaba;
– Zagueiros: Pedro Geromel, Walter Kannemann, David Braz, Paulo Miranda, Rodrigues e Marcelo Oliveira;
– Volantes: Maicon, Lucas Silva, Thaciano e Darlan;
– Meias: Jean Pyerre, Patrick e Alisson;
– Atacantes: Everton, Luciano, André e Diego Tardelli.
De saída
Também nessa quinta-feira, a direção gremista confirmou a conclusão da transferência do meia-atacante Thonny Anderson para o Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista (SP). O Tricolor gaúcho vendeu 35% e fica com 15% dos direitos federativos do jogador, de olho em uma venda futura.
O atleta chegou ao clube em janeiro de 2018 e, desde então, atuou em 39 jogos, marcando um total de seis gols e participando das campanhas que levaram a equipe sob o comando de Renato aos títulos de Campeão da Recopa Sul-Americana e Bicampeão Gaúcho.
No segundo semestre do ano passado, foi emprestado ao Athletico-PR, onde ajudou o clube curitibano a conquistar a Copa do Brasil. “O Grêmio agradece os serviços prestados e deseja boa sorte na sequência da sua carreira”, frisou a nota divulgada no site oficial do Tricolor.
(Marcello Campos)