Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de outubro de 2023
One Life é a estreia cinematográfica do diretor de TV James Hawes (Black Mirror). É uma cinebiografia sobre um homem notável chamado Nicholas Winton (1909-2015). O londrino chegou a Praga pouco antes do Natal de 1938. Lá ele desempenharia um papel decisivo no resgate de 669 crianças judias, que foram levadas para fora do país pouco antes da invasão nazista da Tchecoslováquia. Por seu trabalho humanitário, Winton foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2003.
O filme celebrou sua estreia mundial em 9 de setembro de 2023, como parte do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). A cinebiografia será lançada nos cinemas britânicos em 1º de janeiro de 2024.
Winton é retratado quando jovem por Johnny Flynn (Stardust) e como velho pelo duas vezes vencedor do Oscar Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes, Meu Pai). Outros papéis importantes incluem Helena Bonham Carter (Clube da Luta), Lena Olin (A Insustentável Leveza do Ser), Samantha Spiro (Game Of Thrones), entre outros.
O roteiro de Nick Drake (Romulus, Meu Pai) e Lucinda Coxon (A Garota Dinamarquesa) é baseado no livro de não ficção One Life: The True Story Of Sir Nicholas Winton. O volume, escrito pela filha de Winton, Barbara, será publicado em novembro de 2023.
Essa é a história
Em 1938, Nicholas “Nicky” Winton (Johnny Flynn) é um jovem corretor da bolsa em Londres. Na verdade, ele quer esquiar na Suíça pouco antes do Natal. Mas então ele visita sua ex-colega Doreen Warriner (Romola Garai), que o convidou para ir até ela em Praga.
Quando lá chegou, o homem de ascendência judaica ficou horrorizado com as condições desesperadoras em que milhares de refugiados judeus da Alemanha e da Áustria tiveram de viver nas ruas da cidade. Com a invasão nazi da Checoslováquia, que parece inevitável, a sua situação deverá piorar drasticamente. Chocado, Winton começa a organizar uma evacuação das crianças dessas famílias para a Grã-Bretanha sob extrema pressão de tempo.
Apesar dos enormes obstáculos, ele consegue ajudar muitos deles. No entanto, mesmo décadas depois, Winton (agora: Anthony Hopkins) ainda está consumido pela ideia de quantas pessoas ele e seus colegas não conseguiram salvar. É por isso que ele permanece calado sobre suas ações, que foram esquecidas ao longo dos anos. Porém, no final da década de 1980, sua família descobriu no sótão um antigo caderno com listas de nomes e outros detalhes. One Life ainda não ganhou data de estreia no Brasil.