Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de março de 2016
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Enquanto a oposição e parte da base incendeiam Brasília (DF) festejando um eventual e iminente governo de Michel Temer, Lula e os ministros Ricardo Berzoini (Governo) e Jaques Wagner (Gabinete) trabalham 24 horas, discretamente, para compor 200 votos para salvar a presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados e enterrar o processo de impeachment. Deve-se a Lula o retorno de 22 votos do PRB para a petista.
Chororô
Mas o clima de “governo acabou” ronda a Praça dos Três Poderes. Até deputados do PT entregam os pontos, veladamente.
Contra-Golpe
O ex-ministro Gilberto Carvalho, conselheiro de Lula, entrou em campo. Dedica 13 horas por dia a insistentes contatos com lideranças de movimentos sociais.
Trégua
A ofensiva de Gilberto deu certo. As alas radicais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), sem-teto e CUT (Central Única dos Trabalhadores) foram domadas e impedidas de invadir órgãos federais e estradas.
Quem te viu…
Há exatos 9 anos, o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), taxou como “canalhice” e “fascista” o vazamento de escutas da Polícia Federal. À época, a Operação Navalha apontava o magistrado como beneficiário de “mimos e brindes” de uma empresa que comandava esquema de fraudes em licitações.
… quem te vê
Para o Gilmar Mendes versão 2016 o grampo da PF no celular “laranja” do ex-presidente Lula, em conversa com a presidente Dilma Rousseff , “tem grande interesse público”, mesmo que a inquilina do Palácio tenha foro na Corte contra vazamento.
#SeLiga
Parlamentares da comissão de impeachment da Câmara dos Deputados estão sob marcação cerrada de internautas. As caixas de e-mails e redes sociais amanhecem abarrotadas de mensagens eufóricas de representantes de movimentos pró e contra a queda de Dilma.
Te cuida, Moro
Já passa de cem mil o número de assinaturas pedindo a destituição do juiz Sérgio Moro, chefe de Operação Lava-Jato. O documento foi publicado no site Avaaz no último dia 6 e afirma que Moro deve ser afastado “por imperícia, imprudência ou por negligência”.
Vengeance
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) constrangeu uma equipe de TV francesa. Indagado pelo repórter se o PT deveria pedir desculpas aos brasileiros, o petista devolveu: “Você acha que os franceses deveriam pedir desculpa pelos crimes na Argélia (ex-colônia)?”
Temer & Portugal
Ao contrário do divulgado na quinta-feira, o vice Michel Temer não está em Portugal. Embora Portugal esteja com Temer. É lá que ocorre evento do ministro Gilmar Mendes (STF), com presenças de Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP), entre outros congressistas.
Agreste ferve
O prefeito de Caruaru, José Queiróz, e o seu filho e deputado federal Wolney Queiroz deram uma rasteira no governador Paulo Câmara, que cedeu o PSB para Raquel Lyra disputar a Capital do Agreste, como adversária da dupla.
Agreste ferve 2
Os Queiróz, do PDT, se engajaram na campanha de reeleição do prefeito do Recife (PE), Geraldo Julio (PSB). Isso forçou a deputada estadual Raquel a se aliar a Aécio Neves (PSDB). É que João Lyra, pai de Raquel, odeia os Queiróz, e vice-versa.
Ponto Final
E no País dos Bananas, a lama da Samarco continua a vazar do reservatório em Mariana, cinco meses depois do rompimento.
Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.