Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2017
A partir de agora, o aplicativo Waze permite que os usuários acionem serviços de emergência. Com a atualização, os motoristas podem realizar chamadas à Polícia, ao SAMU ou ao Corpo de Bombeiros pelo próprio app. Os recursos de SOS já estão disponíveis para dispositivos iOS e para a última versão do Android no Brasil e nos Estados Unidos.
O Waze também passa a oferecer assistência profissional em parceria com a Bradesco Seguros. Sem necessidade de associação prévia, os usuários podem entrar em contato com a empresa em caso de incidentes. Os principais serviços oferecidos são de reboque, chaveiro, bateria e troca de pneus.
Os usuários receberão informações sobre a parceria com a Bradesco Seguros por meio dos anúncios do aplicativo, que aparecem quando o veículo está parado.
“Pensamos sempre na segurança e em serviços que venham a colaborar para uma experiência de direção mais rápida e segura. Este é mais um benefício que trazemos para os nossos usuários para que eles tenham opção de assistência em caso de necessidades enquanto dirigem”, afirmou o diretor geral do Waze no Brasil, André Loureiro.
O Waze informou que recebe, mensalmente, mais de 108 mil alertas de carros parados em vias do País.
Novas tecnologias
100% autônomos – O mundo dos automóveis vai ganhar novidades importantes num futuro próximo, com novas tecnologias que irão transformar a interação entre homem e máquina para sempre. Uma das mais importantes será o sistema autônomo, que vai tomar conta do carro enquanto o motorista relaxa ou realiza outras atividades enquanto o veículo se desloca por uma rodovia, por exemplo. Os primeiros chegarão já em 2020, daqui três anos apenas.
Estacionamento autônomo – Junto com a condução autônoma, os carros poderão procurar uma vaga e estacionarem sozinhos, com o comando de um aplicativo de smartphone. A Volvo já testa a tecnologia e deve colocar em seus carros em breve.
Conexão 4G – Para ajudar a coordenar todos os sistemas do carro, será necessária internet de alta velocidade. Inicialmente, os modelos terão conexões 4G, mas a grande transformação ocorrerá mais para frente, com a novíssima 5G, já em desenvolvimento.
Pneus que não furam – O futuro também nos reserva pneus com borrachas capazes de selar pequenos furos e impedir que fiquemos ‘na mão’ no meio da rua.
Células de hidrogênio – A Honda acabou de lançar o Clarity na Califórnia, única região dos Estados Unidos que tem uma rede de distribuição de hidrogênio para abastecimento de carros. A quantidade de postos deve aumentar e a tecnologia se baratear, podendo equipar outros modelos no mundo.
Elétricos de alta autonomia – Teremos também modelos elétricos como o Jaguar I-Pace, da foto, mostrado no Salão de Genebra, na Suíça, que poderão rodar até 500 quilômetros com uma carga na bateria. Isso é quase o dobro do que os elétricos mais potentes atuais.