Usuários de determinados dispositivos móveis antigos deixarão de ter acesso ao WhatsApp nesta semana. O aplicativo encerrará nos próximos dias a conectividade de seus servidores para vários smartphones, incluindo alguns modelos Android, iOS e todos os aparelhos Windows Phone.
Desde o dia 31 de dezembro de 2019, o WhatsApp não está mais online em nenhum dos dispositivos com o sistema operacional da Microsoft. Se você ainda utiliza algum modelo Windows Phone, independentemente da versão, não haverá nenhuma chance de conversar com seus amigos pelo app. A Microsoft Store também deve remover o “Zap” de suas páginas de download.
Já para os smartphones e tablets Android, o WhatsApp deixará de conectar na versão 4.0. Se você estiver em uma versão inferior ao Android 4.0.3, não poderá criar novas contas até 1º de fevereiro de 2020. A partir de desta data, o Android 4.0.3 e inferiores deixarão de executar o WhatsApp de uma vez por todas. Os donos desses dispositivos também não podem mais reverificar uma conta antiga, sendo necessário fazer isso de forma online.
Por fim, o aplicativo deixará de conectar também em aparelhos da Apple com versões inferiores ao iOS 9 a partir de 1º de fevereiro de 2020. Os usuários ainda poderão usar o WhatsApp Web caso a conta esteja logada em algum computador. Caso contrário, provavelmente precisarão de um aplicativo funcional no smartphone ou iPad para fazer o login.
Limpeza de grupos
O WhatsApp vem trabalhando em uma série de novos recursos para 2020, mas parece que um deles vai ser um pouco diferente do que imaginávamos.
Em novembro, códigos da versão beta do WhatsApp indicavam o desenvolvimento de um recurso de mensagens que se autodestroem – mais ou menos como no Snapchat, você poderia enviar uma mensagem para um contato, e ela só poderia ser lida por um determinado período de tempo.
Porém, o site WaBetaInfo encontrou novos registros que indicam que o recurso vai ser um pouco diferente disso: as mensagens autodestrutivas funcionarão como uma espécie de ferramenta para ajudar a manter grupos “limpos”.
A opção, chamada “Delete Messages” na versão em inglês, permite determinar um período de tempo para todas as mensagens do grupo serem apagadas: uma hora, um dia, uma semana, um mês ou um ano. Apenas administradores poderão ativar a função nos grupos, e elas não funcionarão para mensagens particulares.
Assim, fica bem fácil manter o WhatsApp “limpo”, digamos assim. Aqueles grupos bastante movimentados podem ter todo o arquivo apagado a cada dia ou semana, por exemplo, mantendo inclusive o seu dispositivo com mais espaço livre.
Apesar de já aparecer nos registros da versão beta do aplicativo, ainda não há previsão para o lançamento da nova ferramenta de limpeza de grupos na versão final do WhatsApp.