Domingo, 20 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2018
O WhatsApp poderá limitar ainda mais a quantidade de contatos que podem receber uma mesma mensagem encaminhada. Atualmente, é possível enviar para até 20 pessoas, mas esse número deve cair para cinco. Segundo informações do WABetaInfo, site que costuma antecipar algumas atualizações do aplicativo, a restrição foi implementada na versão de testes do aplicativo para smartphones Android.
Nem todas os testes realizados pelo WhatsApp são implementados aos usuários da versão padrão do app. Existe a possibilidade de que o número de compartilhamentos não seja alterado na próxima atualização. Procurado, o WhatsApp disse que não faz comentários sobre os testes realizados no aplicativo.
Luta contra fake news
Inicialmente, era possível fazer o envio em massa para mais de 200 pessoas. Em julho deste ano houve a redução para 20 pessoas para tentar combater a propagação de fake news por troca de mensagens entre os usuários.
A Índia foi o primeiro país a ter um limite mais rígido, após uma onda de linchamentos motivados por vídeos de supostos sequestradores de crianças circularam por grupos de WhatsApp.
Na tentativa de conter os boatos, a empresa publicou até um comunicado em jornais locais. A Índia tem sozinha 200 milhões de usuários do mensageiro e é o maior mercado da empresa.
Recursos
O WhatsApp ganha novos recursos quase todos os meses. Com isso, o período de um ano já é o suficiente para transformar a sua usabilidade. Se você não acompanhou o que aconteceu com o aplicativo em 2018, separamos as principais novidades que facilitaram a comunicação com seus contatos. Confira a seguir:
Apagar mensagens
O aplicativo ganhou a capacidade de apagar mensagens que foram enviadas por engano ou caso o usuário tenha se arrependido do que escreveu. O recurso era um dos mais aguardados por usuários, mas nem todos ficaram felizes inicialmente por o limite era de 7 minutos para poder apagar uma mensagem enviada. Depois, o limite de tempo foi aumentado.
Videochamadas
As videochamadas em grupo chegaram ao WhatsApp neste ano. O mesmo aconteceu com o Instagram. Em grupos, os usuários podem fazer chamadas em vídeo via internet, de forma gratuita.
Stickers
Depois de meses de rumores, o WhatsApp ganhou suporte para figurinhas. É possível baixar pacotes de stickers para enviar aos amigos ou mesmo criar os seus próprios, a partir das suas fotos.
Mensagens de voz
Lembra que você precisava ficar segurando o botão do microfone do começo ao fim da mensagem de voz? Pois é, isso ficou no passado. Neste ano, o WhatsApp passou a permitir o travamento do botão de gravação para que os usuários pudessem falar sem precisar estar 100% do tempo com o smartphone em mãos. Com isso, veio também a remoção do recurso de gravação, que ficava na aba de anexos.
Além disso, no começo do ano, o WhatsApp para iPhone ganhou uma novidade prática: não é mais preciso ficar com o app aberto para ouvir uma mensagem de áudio.
Aviso de mensagens encaminhadas
As correntes e as mensagens falsas são problemas comuns de aplicativos de comunicação e o WhatsApp não escapa dessa tendência. Por isso, a empresa colocou um aviso acima das mensagens encaminhadas a partir de outras conversas, o que ajuda a mostrar que os conteúdos não foram enviados de forma personalizada, mas, sim, enviada a vários contatos.
Integração com Facebook, Instagram e YouTube
O WhatsApp ganhou integração com Facebook e Instagram, todos do mesmo grupo, para a reprodução de vídeos sem precisar deixar o aplicativo. O mesmo acontece com os vídeos do YouTube. É uma conveniência simples que a empresa implementou neste ano.