Sábado, 19 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2019
O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil e é muito difícil encontrar alguém que não tenha o app baixado em seu smartphone. Porém, a partir de fevereiro de 2020, algumas pessoas podem não ter mais acesso a ele. Isso porque o aplicativo vai perder a compatibilidade com sistemas operacionais mais antigos.
Aqueles que usam Android 2.3.7 e iOS 8, além de versões anteriores, não conseguirão mais utilizar o aplicativo após fevereiro do ano que vem. Até essa data, porém, a empresa alerta que alguns recursos podem parar de funcionar a qualquer momento. Além disso, usuários de todos os celulares com o sistema do Windows Phone não vão poder mais usar o aplicativo depois do dia 31 de dezembro.
Segundo comunicado, o WhatsApp é compatível com celulares com Android 4.0.3, iPhone com iOS 9 e aparelhos selecionados com KaiOS 2.5.1, além das versões mais recentes desses sistemas operacionais.
Quais celulares perderão o WhatsApp?
A partir de 1º de janeiro de 2020, o mensageiro não vai funcionar em celulares com os seguintes sistemas operacionais: Android 2.3.7 e versões anteriores; iOS 8 e anteriores.
Novos recursos
O WhatsApp recebeu novos recursos para Android e iOS em sua mais recente atualização, incluindo uma configuração de privacidade bastante solicitada pela comunidade e uma função básica de telefones que ainda não existia no mensageiro. E, não, ainda não chegou a hora da oficialização do Modo Escuro no app.
A partir de agora, há um modo de chamadas em espera nas ligações via WhatsApp. Isso significa que, se você está em uma chamada e recebe outra, é possível “atender” a essas outras pessoas e manter elas aguardando enquanto você termina a primeira conversa. Antes, o usuário do outro lado simplesmente recebia o som de ocupado e precisava tentar novamente até conseguir se comunicar.
Além disso, agora você controla quem pode adicionar você a novos grupos no mensageiro — um recurso que já era ventilado desde abril deste ano e que deve reduzir um pouco mais o envio de correntes, por exemplo. Dessa forma, amigos, parentes ou desconhecidos podem ser impedidos de colocar você em grupos políticos, de spam ou conversas não solicitadas. Isso pode ser ajustado em Configurações > Conta > Privacidade > Grupos.
Disponibilidade
As novidades já estão disponíveis para Android e iOS na versão 2.19.352 ou superior. Quem faz parte dos testes Beta do WhatsApp já pode ter recebido anteriormente essas funções. Por via das dúvidas, confira se o seu mensageiro está na versão mais recente na respectiva página do app nas lojas Google Play e App Store.