Em sua primeira participação no programa “Tonight Show”, nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama falou sobre as conquistas de seu governo em uma entrevista feita em ritmo de balada romântica. Jimmy Fallon abriu o talk show na última quinta-feira (9) recebendo Obama com a popular esquete musical “Slow Jam the News”.
Obama abriu o “discurso” falando de temas sérios: “Tem sido uma honra e um privilégio ser o presidente de vocês pelos últimos oito anos. Quando eu assumi, nosso país estava enfrentando uma das piores recessões da história. Desde então nós criamos mais 14 milhões de novos empregos e reduzimos a taxa de desemprego para menos de 5%”. Mas logo a intervenção de Fallon na performance abriu caminho para referências de figuras pop.
O apresentador chamou, por exemplo, o presidente de “Barack-y-with the good hair”, em alusão ao álbum “Lemonade”, de Beyoncé. E Obama ainda fez citações a “Work”, hit de Rihanna, no qual arriscou uma dancinha, e à série “Orange is The New Black”.
Durante o bate-papo, Obama afirmou que, embora não esteja sentimental na reta final de seu segundo mandato, irá derramar lágrimas com sua filha Malia. Nesta semana, a herdeira mais velha do presidente vai se formar na escola.
“Vou precisar de óculos escuros”, disse ele sobre a expectativa pela cerimônia. Sobre ela deixar a Casa Branca para estudar em Harvard, contou: “Acho que ela está muito ansiosa para sair de lá”.
Ele disse que a família Obama se mudará, a partir de janeiro, para uma residência próxima da atual, mas antes disso o plano é tirar férias para descansar.
“Na última vez de usar o Air Force One, você poder escolher o destino que quiser”, explicou ele, dizendo que pretende ir para “um lugar quente”. “Eu e Michelle [Obama] vamos tirar uma folga em algum lugar, deixe as garotas se virarem sozinhas. Espero que elas estejam bem quando voltarmos”, falou.