Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de abril de 2017
Os diretores da SUPRG (Superintendência do Porto do Rio Grande) realizaram vistoria na obra de modernização que acontece no Porto Novo, cais público do complexo portuário. A Cejen Engenharia entregou nesta segunda-feira (24), mais 75 metros de cais para o período de testes. O diretor Técnico, Darci Tartari e o diretor de Infraestrutura, Paulo Somensi estiveram no local junto com os operadores portuários.
A obra está modernizando 1.125 metros do cais público do Porto do Rio Grande. É a primeira grande obra do local desde sua construção em 1915. Estão sendo investidos R$97 milhões em recursos do Governo Federal através do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Com a entrega feita nesta segunda, chega-se a 600 metros de estrutura revitalizada em fase de testes.
O diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, avalia a obra como essencial para o desenvolvimento do complexo portuário rio-grandino. “O cais modernizado estará apto como os principais portos do mundo. É uma estrutura que auxiliará a aumentar a movimentação do complexo visto que é altamente compatível com grandes navios e equipamentos portuários. Além disso, é um cais ambientalmente mais seguro”, afirma Branco. A obra tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2017.
Projeto Escola no Porto
Estudantes do Senai de Rio Grande participaram também nesta segunda-feira do Projeto Escola no Porto. No total, 28 visitantes do conheceram o cais público do Porto Novo e também, puderam observar os navios que se encontram atracados ou em operação. O Projeto Escola recebe grupos de todos os níveis escolares.
O grupo iniciou a visitação ao Porto do Rio Grande no início da tarde, com os estudantes do Ensino Médio do III Módulo Assistente Administrativo. Os alunos puderam assistir a um vídeo institucional da SUPRG e também conhecer a área primária, local em que ocorre a operação portuária, tendo a oportunidade de presenciar cargas, descargas e também, observar diversos navios atracados. Esta interação entre alunos e as dependências e profissionais do Porto se dá pelo Projeto Escola, cujo objetivo é estreitar os laços entre as operações da SUPRG e as escolas e universidades do país.
O projeto recebe grupos de estudantes de todos os níveis (fundamental, médio, técnico e superior), ainda, a SUPRG recebe também grupos diversos, desde que atendam as exigências legais. Para o nível fundamental é necessário que os alunos estejam cursando, no mínimo, o 7º ano. O acesso ao Porto Novo é gratuito e havendo interesse deve ser realizado um agendamento prévio pelo telefone (53) 3231.1366, ramal 372.