Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de outubro de 2018
Um grupo de mais de 40 haitianos está participando de uma oficina especial do CIEE-RS para ensino da língua portuguesa. As três aulas semanais são resultado de uma rede de parceria e solidariedade reunindo o CIEE, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Centro Humanístico Vida e o Clube de Mães Jardim da Colina. O objetivo comum é contribuir para que eles tenham mais condições de ingressar no mercado de trabalho.
Na aula inaugural desta quinta-feira, dia 28, no Centro Vida, eles agradeceram a acolhida e manifestaram esperança de viver dias melhores. Marie, de apenas 10 anos e filha de uma das alunas, já consegue se comunicar em português e contou que sua mãe já foi professora, mas agora está disposta a exercer outra atividade.
O gestor de Programas Sociais do CIEE-RS, Marco Antônio Rödel, fez questão de cumprimentar cada um dos alunos haitianos e elogiou o esforço e o exemplo de superação. O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, destacou a importância das parcerias para oferecer novas condições para quem veio de tão longe em busca de novas oportunidades.
Além do ensino de português com a educadora social do CIEE Jarina Menezes, eles também recebem orientações sobre elaboração de currículo e postura em uma entrevista de emprego. Os haitianos moram no bairro Sarandi e têm entre 25 a 45 anos. Eles se comunicam em crioulo e francês e alguns falam também inglês e espanhol. Muitos vieram sozinhos e pretendem buscar a família depois de conseguirem alguma estabilidade financeira.
Entre os haitianos que estão aprendendo português há um jornalista, três professores, três engenheiros civis, uma enfermeira, um formado em Ciências Contábeis e um técnico em TI. Os demais têm o Ensino Médio e apenas uma participante não é alfabetizada.
Na confraternização de encerramento da aula inaugural teve bolo e Parabéns cantado em três idiomas – francês, inglês e português – para Marie Ketzer, uma das haitianas que estava de aniversário.
Também participaram da aula inaugural a supervisora de Programas Sociais do CIEE-RS, Melânia Lisiak; as coordenadoras Carine Neves e Priscila Santana; o coordenador do Centro Vida, Marçueli Castro, e a presidente do Clube de Mães, Tânia Mara, entre outros convidados.