Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2019
Nesta época do ano, na Casa Verão Sesc Pampa em Xangri-lá, no Litoral Norte gaúcho, é possível a criançada se divertir, mas também aprender. Uma oficina de lutas ensinou os golpes do jiu-jitsu e sobre como se comportar em sociedade.
As crianças aprenderam a técnica de queda, pois saber cair e levantar é bem importante para quem pretende ser lutador ou lutadora dessa arte marcial. Além disso, elas tiveram noções básicas dos golpes ensinados por professores faixas-pretas.
O aluno Bernardo Moita, de 5 anos, estava no grupo da oficina. “Eu sempre quis aprender jiu-jitsu. Agora, quero ficar mais forte”, declara o menino. Outro aluno do grupo, Ramiro Cas Rosa, de 8 anos, completa que “gostei porque me protejo e consigo lutar, o que é muito legal”, opina o menino entusiasmado com o aprendizado.
Jiu-jitsu
O professor e faixa-preta no jiu-jitsu, Henrique Seibert, explica que com essa prática as crianças melhoram o desenvolvimento, a coordenação e o autocontrole. “Elas se conhecem melhor e se tornam mais seguras com o dia a dia. As crianças melhoram o comportamento, a disciplina, e o respeito”, completa o professor.
O judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano que era praticante do jiu-jitsu. A faixa-preta no judô, Clarissa Bravo, lembra que a criação dessa arte marcial teve como objetivo educar a mente e o corpo. O judô é a base para o jiu-jitsu e como destaca Clarissa “é considerado um dos melhores desporto para iniciação de crianças com pouca idade, e no Brasil, é um dos esportes com mais atletas federados”, observa a faixa-preta.
As atividades na Casa Verão Sesc Pampa, que se localiza na Avenida Central da praia de Atlântida são gratuitas e ocorrem das 8h30 às 19h30 de terça-feira a domingo.