Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2016
A Oi e o Oi Futuro divulgaram o resultado da seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Foram beneficiados 73 projetos de 11 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, intermídia, dança, tecnologia e novas mídias, artes visuais, cultura popular e literatura. A lista completa pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br
O Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura. A lista inclui projetos da linha de seleção nacional e iniciativas voltadas para a programação dos centros culturais Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Nesta edição, foram selecionados projetos culturais da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A cada ano, o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados valoriza novas propostas, antenadas com o DNA de inovação e convergência de linguagens do Oi Futuro. Este ano, a banca curatorial buscou atrair iniciativas que potencializem conexões e impulsionem pessoas, valorizando elementos como interatividade e produção colaborativa de conteúdos. Propostas inovadoras, mescladas a projetos já consagrados pelo público, compõem a seleção de projetos do edital 2015/2016.
Do Rio Grande do Sul foram contemplados o 23º Porto Alegre em Cena Artes Cênicas (08 a 26 de setembro de 2016) e o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre 2016 (07 a 20 de setembro de 2016). O Porto Alegre Em Cena é um dos maiores e mais importantes Festivais Internacionais de Artes Cênicas da América do Sul. Consolidado como um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina. O Porto Alegre em Cena já foi palco para mais de 1.100 espetáculos diferentes, além de centenas de atrações paralelas, cursos, palestras, debates e seminários. Já o Acampamento Farroupilha contou em 2015 com um público de aproximadamente 1.200.000 mil visitantes durante os 15 dias do evento, neste espaço urbano circularam visitantes de todo o Estado do Rio Grande do Sul, de 10 estados do Brasil e de 16 países, compondo um perfil de grupos de pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e poder aquisitivo de classes A, B,C, D e E. O evento promove durante os 15 dias uma programação cultural intensa na capital gaúcha.