Ícone do site Jornal O Sul

Oito municípios gaúchos poderão implementar novas equipes da Rede Bem Cuidar por meio do RS Seguro COMunidade

São 56 vagas disponíveis para receber recursos de R$ 8 mil para custeio mensal (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

A Secretaria Estadual da Saúde publicou, nesta semana, o guia de adesão para oito municípios do Estado que fazem parte do programa RS Seguro COMunidade e que tenham interesse em expandir a RBC (Rede Bem Cuidar RS) com novas equipes. São eles: Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão.

No total serão ofertadas 56 vagas. Cada uma receberá um incentivo financeiro estadual no valor de R$ 8 mil mensais do Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde), criado para fortalecer a rede de cuidados e oferecer um atendimento mais eficaz à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O período de adesão é de 18 a 29 de novembro. As equipes deverão iniciar as atividades a partir do primeiro semestre de 2025.

Os municípios deverão manifestar oficialmente o interesse de acordo com as orientações e os critérios estabelecidos no guia. O RS Seguro COMunidade é um programa do governo do Estado focado em políticas sociais preventivas e transversais, priorizando áreas em situação de vulnerabilidade. O intuito é melhorar as condições de vida e promover a segurança e o bem-estar da população.

Além da área da saúde, o RS Seguro COMunidade também tem ações de geração de renda, engajamento jovem, educação e cidadania e meio ambiente. Atualmente a RBC possui 605 equipes, funcionando em 495 municípios do Estado.

Sair da versão mobile