Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de setembro de 2016
Nesta quarta-feira (28), às 20h, os alunos da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul farão mais uma apresentação gratuita em Porto Alegre. O local do concerto será a recém-reinauguradaCapelaPão dos Pobres, na Rua da República, 838.
Quem for até lá prestigiar os alunos da Orquestra será presenteado com muita música de qualidade escolhidas pelo maestro Telmo Jaconi. A Orquestra Iniciante executará Largo da Ópera Xerxes (G. F. Händel), os temas das Sinfonias nº 9 e nº5, de L.V. Beethoven e Clair de La Lune, de C. Debussy. A Orquestra Principal apresentará, entre outras, Trechos de Abertura Bodas de Fígaro (W. A. Mozart) e Concerto em Lá Maior (A. Vivaldi). O Quarteto de Cellos fará a apresentação de Apolcalyptica, de Bittersweet.
A OJRS tem o objetivo de proporcionar a inclusão social de jovens através da música. Alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 10 a 24 anos formam o público alvo que compõe o corpo orquestral constituído por violinos, violoncelos, violas, flautas, piano e percussão.
Os integrantes recebem auxílio mensal e os que têm mais de 14 anos são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria com o Pão dos Pobres. Por meio de um processo seletivo, que acontece com entrevista e teste teórico, são escolhidos novos integrantes para o grupo. Estes passam a frequentar o Curso de Músico Instrumentista com duração de dois anos. Além do ensino da música, a OJRS oferece conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo.
Atualmente a OJRS conta com 90 alunos que são regidos pelo maestro Telmo Jaconi. A sustentabilidade da Orquestra, assim como sua expansão e crescimento, é feita a partir do apoio dos sócios, leis de incentivo, empresas patrocinadoras, parcerias com instituições públicas e através de doações. Para mais informações, acesse o site www.orquestrajovemrs.com.br.