Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Olheiras? Veja o que os olhos podem revelar sobre a sua saúde

Compartilhe esta notícia:

Apesar de a maquiagem ser uma grande aliada na hora de disfarçar as olheiras, há quem prefira investir em tratamentos que mandem embora o aspecto escuro abaixo dos olhos. (Foto: Reprodução)

Olheira, olhos inchados, vermelhos, secos e amarelados. Você sabia que esses incômodos estéticos podem revelar problemas de saúde, incluindo condições graves? O jornal Daily Mail consultou especialistas que indicaram que doenças estão relacionadas a esses sintomas. Confira.

Olheiras.

As olheiras incomodam muitas pessoas e a culpada mais óbvia é a falta de sono. Mas, se dormir bem não resolver, o incômodo estético pode indicar uma série de problemas de saúde. “Há duas causas potenciais: problemas de tireoide ou anemia. Se você está confiante de que tem sono suficiente, mas ainda está se sentindo excessivamente cansado, o que pode ser um sintoma de ambas as condições, e as olheiras não somem, consulte seu médico para fazer exames”, recomenda a nutricionista Cassandra Barns. Outra causa é a intolerância alimentar, especialmente ao trigo, glúten e leite de vaca, aponta  a nutricionista Marilyn Glenville.

Olhar amarelado.

É importante consultar o seu médico se o branco dos seus olhos se tornar amarelado. O sintoma pode ser um sinal de doença hepática e não deve ser ignorado. “Isso pode ser devido a condições como hepatite, disfunção hepática, obstrução do ducto biliar ou icterícia”, lista Cassandra. Pode ser ainda que o seu fígado precise de apoio extra. Entre as dicas estão reduzir a ingestão de álcool, açúcar e farinha branca, além de cortar alimentos processados, aumentar a ingestão de vegetais e beber água morna com um pouco de suco de limão após acordar.

Vermelhidão.

“Doenças como conjuntivite, blefarite, uveíte e glaucoma podem resultar em vermelhidão”, avisa a nutricionista Elouise Bauskis. Mas há também outras explicações para o incômodo. Pode ser sinal de fadiga ocular, devido às longas horas em frente ao computador. Elouise recomenda algumas pausas ao longo do dia, em que se olhe para longe a cada 15 minutos. A condição pode ainda ser causada pela fragilidade capilar. “Se essa é a causa, é vital se certificar de que está recebendo quantidade suficiente de vitamina C a partir de uma variedade de frutas e legumes, como brócolis, couve, pimenta vermelha e kiwi. Tomar um suplemento diário de vitamina C com bioflavonoides também poderia ser útil”, aponta Cassandra. Vale lembrar que olhos vermelhos juntamente com coceira podem ser ainda resultado de uma alergia.
Ressecamento.

O ressecamento dos olhos pode ser um sinal da síndrome do olho seco, informou Cassandra. “Essa sensação pode ser causada pela idade, por exemplo, em mulheres pós-menopausa, por tomar certos medicamentos, fatores ambientais, bem como uma deficiência em vitamina A.”
A vitamina A é encontrada apenas em alimentos de origem animal, especialmente fígado, carnes de outros órgãos, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e peixe. “Embora legumes são muitas vezes apontados como fonte de vitamina A, eles não são, só contêm betacaroteno ou ‘pró-vitamina A’, que o corpo só converte em vitamina A em quantidades muito pequenas”, comentou Cassandra. Outro fator que contribui para os olhos secos pode ser a falta de gorduras saudáveis em sua dieta, que são necessárias para absorver a vitamina A.

Olhos inchados.

Noites mal dormidas podem causar olhos inchados. Entre os truques para aliviar o problema estão rodelas de pepino e compressas com saquinhos de chá. Mas, senão resolver, pode ser um sinal de erro alimentar. “Pode estar relacionado a um desequilíbrio entre sódio e potássio em sua dieta, especificamente muito sódio, o que significa sal. A maioria dos alimentos processados tende a ser ricos em sal adicionado. Em contraste, os vegetais contêm muito mais potássio do que sódio e correspondem melhor ao equilíbrio natural que se deve obter”, diz Elouise. Olhos inchados também podem ser um indicativo de que os rins precisam de cuidado. “Beber bastante água é importante. Evite álcool e cafeína, que são diuréticos e podem piorar a condição”, ensina Marilyn.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Saiba quais são as diferenças entre o Viagra masculino e o feminino
Ter sobrepeso aos 50 anos pode antecipar a aparição do Alzheimer
https://www.osul.com.br/olheiras-veja-o-que-os-olhos-podem-revelar-sobre-a-sua-saude/ Olheiras? Veja o que os olhos podem revelar sobre a sua saúde 2015-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar