Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de maio de 2016
De quarta (18) a sexta-feira (20), o Educandário São João Batista vai promover uma série de eventos esportivos para famílias carentes, crianças e adolescentes com deficiências. Trata-se das Olimpíadas da Acessibilidade, cujo principal objetivo é tirar da rotina pacientes, alunos e funcionários, promovendo uma grande integração.
Nestes três dias, a entidade filantrópica vai promover em sua sede na Zona Sul de Porto Alegre, corrida maluca de cadeira de rodas, lanche maluco, boliche da Betha, chute a gol, jogo de ping pong em mesa adaptada, guerra de papel, corrida aquática, entre outras atividades físicas e de entretenimento.
As Olimpíadas da Acessibilidade também buscam angariar recursos que custeiem o evento no mês de maio na instituição. A ação foi criada para modificar a rotina das crianças que possuem um cronograma pesado de atividades terapêuticas e pedagógicas.
Segundo a Coordenadora da Clínica, Carla Neves, a ideia principal é se divertir. “Toda criança e adolescente precisa de diversão e iremos parar os atendimentos por alguns dias no mês de maio para que elas venham para cá para brincar, rir e descontrair”, diz Carla.
Para que o evento seja realizado de forma que as crianças sintam-se como os atletas Olímpicos, a entidade pede a doação de medalhas, alimentos para lanches e brindes para serem distribuídos como prêmios para todos os participantes.
Atividades criativas – Os Jogos Olímpicos da Acessibilidade terão uma proposta diferenciada, sem o compromisso de ter um “esporte” convencional, pois o conceito de “acessibilidade” idealizado pelos organizadores leva em conta as capacidades dos seus pequenos atletas, considerando que algumas limitações físicas exigem atividades criativas, mas competitivas para o desenvolvimento das provas.
Entre as atividades, estão: Corrida de Cadeiras de Rodas com e sem acompanhante, Chutes Livre à Gol onde uma bota especial de uso conjunto entre a criança e o acompanhante é possível que o cadeirante fique em pé para “chutar” a bola, brincadeiras que envolverão tato com caixas táteis para adivinhação de objetos. As crianças também serão vendadas para descobrir o que estão saboreando e outras provas divertidas que irão mostrar os “recordes” Olímpicos do Educandário através de atividades simples, mas que representam grandes conquistas para os pacientes e alunos da instituição.
O Educandário São João Batista – instituição filantrópica que oferece tratamento e educação para crianças e adolescentes com deficiências – está localizado na rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200, em Ipanema – Porto Alegre (RS).
Mais informações com Priscila Gauto pelo telefone (51) 3246-5655 ou no e-mail:comunicacao@educandario.org.br.
Confira a programação: