O Grupo Hospitalar Pet Support vai dedicar todo o mês de outubro para mostrar aos tutores um problema que vem aumentando entre os animais, o câncer de mama. Para abrir a campanha, neste sábado (01), acontecerá um evento aberto, onde médicos veterinários estarão instruindo sobre o câncer de mama nos animais para identificar possíveis nódulos, além de proferir palestras e realizar uma Feira de Adoção e sorteio de brindes.
De acordo com o CEO do Grupo Hospitalar Pet Support, o médico veterinário Ruben Lundgren Cavalcanti, os tumores nas mamas, chamados de neoplasias, são os mais comuns em pets. “Pensando nisso, através do Onco Support, nossa clínica especializada em oncologia animal, é que decidimos intensificar o alerta para este problema. Cada vez mais, animais têm sido acometidos por câncer, e precisamos conscientizar os tutores.”
O câncer de mama em animais surge de forma silenciosa na maioria das vezes e avança rapidamente. O principal sinal clínico em cadelas e gatas é o crescimento de um nódulo na região mamária. Portanto, é preciso estar sempre atento às pets, o que pode ser feito através de atividades do dia a dia, apalpando durante uma brincadeira ou um carinho na barriga.
Outros sinais clínicos mais comuns do câncer de mama incluem o aumento de volume das glândulas mamárias, secreções e/ou odor desagradável, perda de apetite e emagrecimento e desconforto na região das mamas. “Com uma dose de amor diária, é possível diagnosticar precocemente os tumores mamários, aumentando as chances de cura da sua pet”, alerta Ruben.
O Onco Support Day acontecerá na unidade do Onco Support, na Rua Vítor Hugo, 137 – Bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Será aberto ao público e acontecerá das 11h às 17h. Em caso de chuva será cancelado. Nos demais sábados, onde os veterinários estarão também instruindo sobre o câncer de mama, o horário permanece o mesmo.