Ícone do site Jornal O Sul

Oncoclínicas promove ciclo sobre preservação da fertilidade em pacientes oncológicas

Uma das principais preocupações de mulheres em idade fértil diagnosticadas com câncer de mama é se poderão gerar filhos. Atenta à importância desta questão, a Oncoclínicas RS irá abordar o tema “Preservação da fertilidade em pacientes oncológicas” na próxima edição do Ciclo de Discussões Científicas. O encontro ocorrerá nesta terça-feira (08), às 19h, no Auditório The Place – Rua Tobias da Silva 120, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Abertas a profissionais de saúde, as inscrições podem ser feitas através deste link.

Um dos moderadores do evento, Dr. Tomás Reinert, oncologista clínico da Oncoclínicas RS, informa que “os tratamentos oncológicos, como a quimioterapia, têm uma chance pequena, porém não desprezível, de estarem associados à diminuição da fertilidade no curto e longo prazo”. No entanto, ele afirma que existem muitas alternativas neste cenário, a exemplo de medicamentos hormonais, que diminuem este risco, e estratégias como preservação de óvulos e congelamento de tecido ovariano, entre outras possibilidades.

“É importante que todas as jovens que irão passar por tratamento oncológico sejam avaliadas por uma equipe multidisciplinar que conte com a presença de médico especialista em reprodução”, explica o oncologista. O médico destaca que as pacientes atendidas na Oncoclínicas recebem este tratamento diferencial e tais questões são abordadas de forma personalizada.

A próxima edição do Ciclo de Discussões Científicas terá a participação de outros especialistas para a discussão do tema. A palestrante do encontro será a ginecologista e especialista em reprodução da Fertilitat, Dra. Rafaela Petraco. Além de Dr. Tomás Reinert, a mastologista Dra. Betina Vollbrecht integrará a moderação do encontro, que contará ainda com a oncologista clínica Dra. Fernanda Costa Nascimento como debatedora.

Sair da versão mobile