Ícone do site Jornal O Sul

Onde estão os quadros de van Gogh? Conheça o incrível Museu d’Orsay

O prédio do arquiteto Victor Laloux é belíssimo por dentro e por fora. (Foto: Reprodução)

O Museu d’Orsay, em Paris, na França, abriga o principal acervo do mundo dedicado ao impressionismo, realismo e simbolismo. Todos os maiores artistas da segunda metade do século XX e do início do século XIX têm obras expostas lá. É o segundo principal museu da França – atrás apenas do Louvre – e um dos mais importantes e interessantes do planeta. Não é à toa que há pelo menos 25 obras que são imperdíveis neste museu e vamos te guiar a todas elas.

Entre os artistas em exibição permanente no d’Orsay, estão Paul Cézanne, Gustave Courbet, Edgar Degas, Eugène Delacroix, Antoni Gaudí, Paul Gauguin, Gustav Klimt, Édouard Manet, Henri Matisse, Jean-François Millet, Piet Mondrian, Pierre-Auguste Renoir, Auguste Rodin, Claude Monet e Henri de Toulouse-Lautrec. Mas a grande atração do museu são mesmo as pinceladas pós-impressionistas de Vincent van Gogh!

Além das pinturas, estão expostas ao longo dos cinco andares do museu esculturas célebres, objetos decorativos, fotografias e desenhos, testemunhos da incrível criação artística que efervesceu na Europa entre 1848 a 1914. Não bastasse esse gigantesco e variado acervo, o d’Orsay funciona na estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900. O prédio do arquiteto Victor Laloux é belíssimo por dentro e por fora.

O átrio principal do museu é todo aberto e preenchido por esculturas. Sobre elas, predomina um belíssimo relógio. O prédio tem cinco andares, sendo que as exposições principais estão divididas entre o térreo, 2º e 5º. No último andar, há um café, cinema, loja de souvenires e o belíssimo relógio da estação, vazado para a vista do lado de fora. É realmente bastante coisa para ver!

Horários de funcionamento

O museu abre todos os dias, menos nas segundas-feiras. Fica fechado também nos feriados de 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, sendo estendido até as 21h45 nas quintas-feiras. A entrada só é permitida até as 16h nas terças, quartas, sextas, sábado e domingos; e até as 20h nas quintas. As salas começam a ser esvaziadas às 17h30 nas terças, quartas, sextas, sábado e domingos; e às 21h30 nas quintas.

Como comprar ingressos

Os ingressos para o d’Orsay custam 16 euros e podem ser adquiridos com antecedência. Você entra com hora marcada, sem filas ou espera. O ticket combinado com o Museu de l’Orangerie – onde estão quadros da série Ninfeias, de Monet – sai por 22 euros. Dá para comprar ingresso na hora? Dá, mas você pode enfrentar longas filas dependendo do horário em que fizer a visita e da época em que for viajar. Não é recomendado.

O d’Orsay aceita também o Paris Museum Pass, um passaporte turístico que permite entrada em mais de 60 museus e monumentos da cidade. Sai mais em conta do que comprar todos os ingressos individualmente. O passe de 2 dias custa 57 euros, o de 4 dias sai por 73 euros, e o de 6 dias vale 83 euros. O aluguel de audioguia custa 5 euros e pode ser solicitado na entrada do museu – disponível apenas em inglês e francês.

Sair da versão mobile