Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de março de 2024
Uma mulher de 42 e outra de 70 anos morreram e outros 40 passageiros ficaram feridos em acidente com ônibus de excursão em trecho da rodovia federal BR-116 próximo da cidade de Pelotas (Região Sul do Estado), na madrugada desse domingo (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o coletivo tombou após sair da pista.
O veículo havia partido de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul gaúcho) rumo à Festa da Uva, em Caxias do Sul (Serra Gaúcha), com 45 pessoas a bordo, incluindo o motorista. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que não apontou presença de álcool no sangue.
Em depoimento preliminar, o condutor atribuiu o acidente ao surgimento repentino de um motociclista que trafegava na contramão e com o farol desligado, por volta das 2h30min. Uma manobra brusca de desvio teria feito o veículo ficar desgovernado e sair da estrada, virando na sequência em um declive de barranco, nas imediações do acesso à cidade de Turuçu.
Dos 40 feridos, 33 precisaram de encaminhamento a hospitais de São Lourenço do Sul e municípios vizinhos, sendo que ao menos 12 apresentavam lesões de maior gravidade. Até o final da noite não havia novas informações sobre a situação de casa um deles. Já a mulher e a idosa tiveram óbito constatado no próprio local do tombamento.
A PRF comunicou, posteriormente, que a vítima de 42 anos é Mineia Oliveira Chiquine, proprietária da agência de turismo que havia organizado a viagem. Ela estava acompanhada do marido e sócio na empresa, Giuliano Chiquine, que dormia no momento do acidente e acabou sofrendo fratura na clavícula.
Já a idosa foi identificada como Maria Emília Marisson de Azevedo. Mas até o fim da noite não havia informações detalhadas sobre ela.
Ao longo do dia, tanto a prefeitura de Santa Vitória do Palmar quanto a comissão organizadora da Festa da Uva se manifestaram sobre o episódio, por meio de notas de pesar nas redes sociais. A administração municipal da cidade onde residem os passageiros do ônibus tombado também providenciou transporte para que familiares das vítimas internadas em estado mais severo possam acompanhar de perto a situação.
Atropelamento fatal
No início da noite de sábado (2), um menino de 10 anos morreu atropelado no quilômetro 85 da BR-290, a Freeway. Ele morava em Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre) e foi atingido por um automóvel Chrysler 300-C com placa da capital gaúcha.
Conforme a PRF, o condutor do veículo é um homem de 52 anos e que se recusou ao teste do bafômetro, motivo pelo qual foi autuado e conduzido a uma Delegacia de Polícia. O acidente prossegue sob investigação.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul