As manifestações que ocorreram em todo o Brasil contra o bloqueio de verbas das universidades públicas e institutos federais,foram pacíficas. Porém, no Rio de Janeiro, após um dos protestos, um ônibus foi incendiado na noite desta quarta-feira (15). O caso ocorreu nas esquinas das avenidas Presidente Vargas e Passos, no centro da cidade, a cerca de um quilômetro da Central do Brasil, onde milhares de pessoas se dispersavam. O coletivo da empresa Mauá vinha do município de Niterói para a Praça XV, no centro.
Antes disto, ao final da manifestação, um grupo de cerca de 150 pessoas, a maioria vestida de preto e com máscaras, atirou pedras e tentou destruir uma base da Operação Centro Presente, projeto de segurança resultado de uma parceria entre o governo do Estado, prefeitura do Rio e Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio).
A tropa de choque da Polícia Militar chegou ao local e usou bombas de gás e de efeito moral na tentativa de pôr fim ao tumulto. O grupo ainda ateou fogo em uma barricada.