A Operação Avante, realizada pela BM (Brigada Militar) para combater a criminalidade no Rio Grande do Sul, efetuou desde janeiro mais de 4 mil prisões, apreendeu 418 armas de fogo e recolheu cerca de R$ 400 mil sem procedência. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (16). A operação ocorre em diversas regiões do Estado.
Desde o final de agosto, a ofensiva na Porto Alegre tem o reforço de 136 policiais da Força Nacional de Segurança. As abordagens policiais identificaram 320 mil pessoas e fiscalizaram 162 mil veículos em barreiras móveis no RS. Ao todo, 5,1 mil veículos foram autuados por infrações de trânsito e 2,56 mil recolhidos. Também foram apreendidos 275 quilos de maconha, 24 quilos de cocaína, 19 quilos de crack, 12,2 mil munições, entre outros materiais ilícitos.
De acordo com o subcomandante-geral da BM, coronel Andreis Sílvio Dal’ Lago, um dos destaques é o uso de aeronaves. “Helicópteros são utilizados como apoio operacional, inclusive em operações noturnas”, destacou.