O filme “Operação Condor, Verdade Inclusa”, do cineasta Cleonildo Cruz, ganha pré-estreia nesta terça-feira (22), às 19h, na Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim, na casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
A sessão será comentada e terá as participações do próprio diretor, do jornalista Flávio Tavares, de Jair Krischke (presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS) e do secretário da Cultura do RS, Victor Hugo. A entrada é franca.
O filme aborda a aliança político-militar entre os vários regimes militares da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Perú, Paraguai e Uruguai. O destaque são os depoimentos que resgatam histórias de sequestrados e também de filhos, pais, irmãos de desaparecidos, vítimas de aparatos repressivos que agiram além das fronteiras.
Cleonildo Cruz refez o voo do Condor, em toda América Latina, para desvendar a Operação criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras e eliminar líderes de esquerda instalados nos países do Cone Sul.
A produção foi iniciado em novembro 2013 de forma emblemática, captando imagens do processo de exumação (13 de novembro 2013) e sepultamento dos restos mortais do ex-presidente João Goulart (06 de dezembro 2013), em São Borja – Rio Grande do Sul, para esclarecer as razões da morte do ex-presidente João Goulart.
Serviço:
Filme: “Operação Condor, Verdade Inconclusa”, às 19h
Onde: Cinemateca Paulo Amorim- Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro de Porto Alegre)
Entrada é franca
Telefone: (51) 3226-5787