Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de julho de 2020
O objetivo é combater uma organização criminosa que introduzia drogas e telefones celulares na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana
Foto: PF/DivulgaçãoA PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (07), a Operação Pater com o objetivo de combater uma organização criminosa que introduzia drogas e telefones celulares na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, na Região da Fronteira do Estado.
A ação aconteceu nas cidades de Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Pelotas e Caçapava do Sul. Foram cumpridos 49 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Federal, os integrantes do grupo criminoso investigado enviavam drogas e telefones celulares para os apenados da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, além de promoverem o tráfico de entorpecentes em diversos pontos da cidade.
Os próprios pais de alguns detentos, envolvidos também com o narcotráfico, remetiam os tóxicos para dentro do estabelecimento prisional. O trabalho investigativo apontou também indícios da prática de outros crimes, como o contrabando e o tráfico de armas.
Cerca de 230 agentes de segurança pública foram mobilizados. A operação teve a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Guarda Municipal de Uruguaiana e Ministério Público do Estado, além do apoio do Exército Brasileiro, Força Nacional e Prefeitura Municipal de Uruguaiana.