A Operação Limpeza que vem sendo realizada em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, já recolheu 5.776 cargas de resíduos, conforme dados da prefeitura da cidade.
No bairro Mathias Velho, o casal Gildo e Fabiana Dartora acompanhou a movimentação de máquinas e servidores na região da Praça 1º de Maio. “A gente vê que eles estão trabalhando. Conforme as pessoas vão tirando as coisas de casa e dando uma lavada, a vida começa a voltar ao normal. A operação ajuda a limpar as calçadas e remover a sujeira”, disse o comerciante. O casal reside há 28 anos na região e nunca havia uma enchente desta proporção no município.
Com o processo de limpeza e entrada nas residências atingidas, os móveis, os eletrodomésticos e os outros itens danificados são colocados em frente às casas para a remoção. O trabalho de retirada dos resíduos está reforçado com a locação emergencial de 40 retroescavadeiras, 120 caminhões-caçamba basculantes, dez caminhões-garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras pelo prazo de 90 dias.
Os esforços da Operação Limpeza estão focados nos seguintes bairros:
* Mathias Velho – nas ruas Curitiba e Califórnia, Avenida Rio Grande do Sul e Central Park;
* Harmonia – nas ruas Maia Filho, Clóvis Beviláqua, República com Rua Florianópolis e Avenida Rio dos Sinos;
* Mato Grande – nas ruas Francisco Behrens e Dom João Bosco;
* Fátima – na rua Cairú;
* São Luís – na Rua Evaristo da Veiga;
* e Rio Branco, nas ruas Machadinho, Boa Esperança, Primavera e Boa Saúde.
Kits de limpeza
A prefeitura de Canoas começou a entregar, na última terça-feira (4), kits de limpeza aos moradores que estão em abrigos e estão voltando para as suas casas. São vassouras, rodos, detergentes, esponjas, desinfetantes e outros produtos de limpeza que vão ajudar as famílias a reorganizar as moradias.
Nos abrigos das escolas Erna Würth e Nancy Pansera, no bairro Guajuviras, a chegada dos materiais foram motivo de comemoração. Para o morador do Mathias Velho Geovane Carvalho Nogueira, a doação chegou em boa hora: “É necessário e vai ajudar bastante”, contou.
A coordenadora do abrigo instalado na escola Erna Würth, Cinara Portela de Souza, definiu que toda a ajuda é bem-vinda, já que os materiais têm custo elevado. “É muito importante conseguir limpar as casas e restabelecer a higiene”, destaca a coordenadora do ponto de acolhimento na escola Nancy Pansera, Janaína Nascimento Barreto.