Sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Operação flagra racha no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Condutor de um Ford Fiesta tentou escapar e, durante a fuga, se envolveu em acidente na rua 24 de Outubro

Foto: Divulgação/EPTC/PMPA

A fiscalização da Balada Segura flagrou um racha na avenida Goethe, no início da madrugada desta quinta-feira (25), em Porto Alegre.

Os condutores dos veículos Volkswagen CC 3.6 e Honda Civic Touring, de 53 e 40 anos, foram autuados por disputar corrida em via pública, uma infração gravíssima, com penalidade de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo (artigo 173 do Código de Trânsito Brasileiro).

A conduta abusiva de velocidade incompatível com a segurança da via, o que gera perigo de dano, é tratada como crime de trânsito e será encaminhada à DTC (Divisão de Crimes de Trânsito da Polícia Civil), o que pode resultar em uma pena com detenção de seis meses a um ano, ou ainda em uma transação penal em benefício da comunidade (artigo 311 do CTB).

Na ação do DetranRS, integrada com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e o Departamento Estadual de Polícia Judiciária de Trânsito da Polícia Civil, em que foram realizadas 56 abordagens, o condutor de um Ford Fiesta tentou escapar e, durante a fuga, se envolveu em acidente na rua 24 de Outubro, próximo do Dmae.

O motorista, que foi detido e encaminhado ao DPTRAN, teve o veículo apreendido e o direito de dirigir suspenso. Ele vai responder por embriaguez, manobra perigosa, conduzir em marcha ré durante a fuga e por ameaçar pedestres e veículos na via pública, o que resulta em multa de R$ 6.358,10 e 26 pontos na CNH.

Como resultado da operação, oito motoristas foram autuados por recusar o teste do etilômetro (artigo 165-A do CTB), infração gravíssima, que resulta em sete pontos e recolhimento da CNH, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo caso não apresente condutor habilitado no local da infração.

Foram identificados dois condutores com problemas na habilitação, sendo um sem a Carteira Nacional de Habilitação e outro com documento suspenso, e recolhidos 10 veículos que representavam perigo à circulação, cinco CNH e um CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) por diversas irregularidades.

No primeiro semestre do ano, nas operações Balada Segura da EPTC, 2367 condutores realizaram o teste do etilômetro com resultado 0% de álcool, enquanto 37 foram flagrados acima do limite permitido e 283 recusaram o teste, o que mostra o respeito e a conscientização da maioria da população.

“A Balada Segura tem como objetivo garantir a segurança viária e coibir o consumo de álcool pelos condutores, pois este fator de risco está presente em mais da metade dos acidentes com mortes em todo o mundo”, destaca o gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Leandro Coelho.

A fiscalização de forma sistemática e contínua em locais com riscos e registros de acidentes, junto com a educação e a engenharia de tráfego, é uma das ferramentas utilizadas para coibir excessos e reduzir o número de vítimas no trânsito da Capital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Organização Mundial da Saúde relata mais de 41 mil casos de varíola dos macacos no mundo
Ucrânia diz que usina de Zaporizhzhia foi desligada da rede elétrica, aumentando risco de desastre
https://www.osul.com.br/operacao-flagra-racha-no-bairro-moinhos-de-vento-em-porto-alegre/ Operação flagra racha no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre 2022-08-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar