Um ferro-velho localizado no bairro Floresta, em Porto Alegre, foi interditado nesta segunda-feira (03), durante uma operação integrada entre a Guarda Municipal e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da Polícia Civil. Os agentes localizaram no estabelecimento comercial cerca de 3,5 quilos de fios que haviam sido furtados de semáforos.
“Estamos avançando, de forma integrada, para que possamos continuar o combate ao crime de receptação, que estimula os ataques à rede elétrica da Capital. O trabalho é rotineiro, mesmo nos locais que já foram fiscalizados anteriormente”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
O proprietário do estabelecimento interditado não foi localizado durante a ação, realizada no âmbito da Operação Ferros-Velhos. O envolvimento dele no esquema permanecerá sob investigação dos órgãos estaduais competentes. Ao todo, sete endereços foram percorridos pelas guarnições mobilizadas na força-tarefa.
Também participaram da ofensiva agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), Fiscalização Municipal e da inteligência das empresas concessionárias.
Operação Ferros-Velhos
A ofensiva foi criada há um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, a operação – que mobiliza órgãos municipais e estaduais – efetuou uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias
A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefone 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.