A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (9) a Operação Metal, realizando fiscalização em estabelecimento comercial, onde localizou uma tonelada de cabos de telefonia. A diligência policial também resultou na prisão de seis indivíduos. No momento da abordagem os mesmos estavam queimado os cabos de telefonia. A ação ocorreu no bairro Mário Quintana, zona Norte de Porto Alegre.
A Operação Metal foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob a coordenação
do delegado Luciano Dias Peringer.
Segundo os agentes, a ação visa combater à receptação de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias, especialmente, utilizados por empresas de telefonia. Segundo os policiais, os técnicos das empresas concessionárias de serviço público reconheceram o material como de uso exclusivo das empresas de telefonia.
De acordo com o delegado Peringer, a DRCP irá intensificar o combate aos receptadores destes materiais, visto que os mesmos acarretam imenso prejuízo as empresas vítimas, bem como para toda a sociedade que fica desamparada do serviço, principalmente, neste período de pandemia.
A ação resultou na prisão de seis pessoas por por receptação qualificada e associação criminosa, sendo os presos conduzido à DRCP/DEIC para adoção dos procedimentos legais e, posteriormente, ao sistema prisional.