Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de agosto de 2023
Fiscalização noturna realizada nesta semana em ferros-velhos de Porto Alegre resultou na prisão em flagrante de dois homens na mesma noite. Foram percorridos 15 endereços entre o 4º Distrito (Zona Norte) e os bairros Santa Tereza (Zona Sul) e Bom Fim (Zona Central), a fim de verificar se os estabelecimentos cumpriam o limite de horário de funcionamento.
Um dos presos, de 22 anos, portava uma imitação de revólver, seis balas de calibre 38 e cerca de R$ 2 mil em cédulas, em um maço embalado com plástico. Com ele também havia três celulares novos, ainda nas caixas – os aparelhos pertencem a uma empresa de telefonia e foram reconhecidos por agentes que acompanhavam a ofensiva.
Já o outro estava foragido após condenação por tráfico de drogas. Ele tem 38 anos, foi localizado nas imediações de um ferro-velho da rua Voluntários da Pátria (bairro Floresta) e não resistiu à abordagem.
A mais recente ofensiva da Operação Ferros-Velhos mobilizou agentes da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) e das empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica e sinal de telefonia.
“Permanecemos mobilizados contra o crime de receptação, em um trabalho diretamente relacionado à redução dos furtos de fios, cabos e itens do mobiliário público”, ressaltou o secretário-adjunto de Segurança Municipal, Comissário Zottis. “Nossa permanência nas ruas à noite também dá mais tranquilidade à população.”
Prevenção e combate
A “Operação Ferros-Velhos” é realizada de forma constante desde 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação, principalmente de fios elétricos. Só no semestre passado, a iniciativa levou à interdição de 21 estabelecimentos e à autução de outros 36 imóveis. O total de prisões chegou a 18, incluindo dois procurados pelas autoridades.
Qualquer cidadão pode auxiliar nesse trabalho, relatando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou então pelo aplicativo “156+POA”. Os serviços são gratuitos, funcionam 24 horas por dia e garantem anonimato ao denunciante.
(Marcello Campos)