Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de janeiro de 2024
Suspeitos teriam relação com crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Foto: Reprodução/Polícia CivilA Polícia Civil anunciou a segunda fase da Operação Nitro, que investiga crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas no Litoral Norte do estado. A ação ocorreu nesta quinta-feira (4), em Xangri-lá e Capão da Canoa. Na ocasião, dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido.
Foram encontradas, durante as buscas, 225 buchas de cocaína, 110 porções de maconha embaladas para comércio e 12 tijolos de maconha. Também foram apreendidos celulares, cadernos com anotações relacionadas ao tráfico, lacres e canos de PVC.
Um dos presos é Dal Canton, integrante de uma facção do Vale dos Sinos, que possui ramificações no litoral gaúcho. De acordo com a polícia, constam na ficha criminal do envolvido, registros relativos a tráfico, roubo, receptação, homicídio e porte ilegal de armas.
A primeira fase da Operação Nitro foi deflagrada em novembro de 2022, quando foi identificado um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas do ramo imobiliário. À época, foi descoberto que os traficantes compravam as drogas em países vizinhos ao Brasil, a exemplo do Paraguai, e distribuíam no Litoral Norte e em municípios do interior do Rio Grande do Sul. O lucro era disfarçado por meio da compra de imóveis.