Sábado, 08 de março de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Operação “Verão Total”: queda de 12% no número de mortes violentas no Litoral

Compartilhe esta notícia:

Mobilização prossegue até 5 de março, com reforço de efetivos e ações. (Foto: Raquel Barcellos/Arquivo Policia Civil)

O reforço de mais de 3 mil agentes de segurança pública nos Litorais Norte e Sul, bem como em águas internas (rios etc.) resultou em queda nos principais indicadores de criminalidade durante os 40 primeiros dias da edição 2025 da operação “Verão Total”. A redução mais significativa foi de 12% no número de mortes violentas, em relação a igual período da mobilização anterior. Foram 29 ocorrências, contra 33.

Com reforço de quase 1,4 mil militares destacados para o policiamento ostensivo, a Brigada Militar executou mais de 72 mil abordagens, o que resultou em 909 prisões em flagrante e 137 capturas de foragidos, além da apreensão de 76 armas-de-fogo e mil itens de munições. O período abrangido vai de 20 de dezembro a 29 de janeiro.

Dentre as ações desenvolvidas, o Litoral recebeu o Batalhão Escola, unidades formadas por alunos-soldados, alunos oficiais e alunos sargentos, integrantes dos cursos de formação da BM. Durante todo o final de semana, os militares tiveram oportunidade de exercer na prática todo o conhecimento adquirido sobre a atividade policial.

Os roubos a estabelecimentos comerciais sofreram retração de 54%, passando de 13 casos para seis. Assaltos a residências, por sua vez, desceram de dez para sete ocorrências – uma baixa de 41%.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) já realizou 465 salvamentos e mais de 264 mil ações preventivas nas praias e águas internas. Reforçada em seu efetivo por quase 1,1 mil bombeiros militares, guarda vidas civis temporários e guarda-vidas militares, 21 moto-aquáticas, 22 quadriciclos e uma aeronave exclusiva para atividades de prevenção e salvamento, a corporação protege a população no entorno das mais de 240 guaritas de salvamento ativas.

A Polícia Civil conta com um reforço de 600 servidores no Litoral durante todo período de verão. A instituição atuou em uma média de nove ações diárias de Polícia Judiciária, que resultaram em 123 prisões e apreensões de menores, e da apreensão de 73 armas e quase R$ 245 mil sem procedência. Também desenvolveu atividades educativas e preventivas com a população presente no litoral.

Dentre os crimes patrimoniais, os roubos de veículos se reduziram em 44%. Enquanto na operação iniciada em dezembro de 2023 foram 18 incidentes desse tipo, nos últimos quarenta dias a estatística é de dez casos. Assaltos a pedestres também apresentaram retração: 16%, índice resultante da queda de 177 para 149 registros.

Os estelionatos, por sua vez, diminuíram 32% no período de veraneio avaliado. Com materiais informativos nas redes sociais, a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil reforçaram informações importantes para evitar os golpes mais comuns aplicados na época, como o golpe do falso aluguel na praia. Os estelionatos passaram de 982 para 669.

A Operação Verão Total prossegue até o dia 5 de março, com reforço contínuo nas ações até o fim do carnaval.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Agências FGTAS/Sine disponibilizam mais de 12 mil vagas de emprego nesta semana no RS
Justiça manda governo do Estado suspender volta às aulas na rede estadual nesta segunda por causa do calor
https://www.osul.com.br/operacao-verao-total-em-40-dias-queda-de-12-no-numero-de-mortes-violentas-no-litoral-gaucho/ Operação “Verão Total”: queda de 12% no número de mortes violentas no Litoral 2025-02-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar