Terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Operação Zelotes alcança o deputado Afonso Motta

Compartilhe esta notícia:

Deputado Afonso Motta denunciado no Caso Zelotes. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A denúncia de suborno e manipulação nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos da Receita Federal, na chamada Operação Zelotes, atingiu ontem o deputado federal gaúcho Afonso Motta, do PDT. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou os termos da denúncia do Ministério Público Federal contra o deputado. Ele é acusado por supostos crimes de corrupção ativa, estelionato e ocultação de bens. A questão envolve uma decisão do Carf que resultou no cancelamento da exigência de recolhimento tributário superior a 500 milhões em favor do Grupo RBS. Na época, Afonso Motta foi vice-presidente jurídico e institucional do grupo RBS. Naturalmente, a denúncia não significa condenação. O deputado poderá, na fase de instrução, apresentar as suas razões de defesa.
Vallisney já prendeu Geddel
O juiz Vallisney é o mesmo que prendeu Geddel Vieira Lima, após localizar e apreender malas com R$ 51 milhões pertencentes ao ex-deputado, guardadas em um apartamento em Salvador.
A nova cara do BNDES: lucro cresceu 436,7%
O balanço trimestral apresentado ontem pelo BNDES mostra que a fase de proteger apadrinhados e emprestar dinheiro para ditaduras caloteiras acabou. O BNDES apresentou um crescimento de 436,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o lucro ficou em R$ 2,1 bilhões.
A bolsa de apostas do MDB
Para a disputa da prefeitura de Porto Alegre, o MDB pode lançar mão de várias opções: Cezar Schirmer, José Fogaça, Valter Nagelstein e Sebastião Melo. Em Caxias do Sul, a surpresa poderá ser o ex-governador José Ivo Sartori, que já governou a cidade duas vezes.
Ausência de deputados impede votação dos novos diretores do Banrisul
Com apenas seis deputados presentes, dos 55, a sessão plenária de ontem do Legislativo gaúcho acabou deixando de votar a indicação dos novos dirigentes para o Banrisul. A sessão teve de ser suspensa. Agora, a votação poderá ocorrer na próxima terça-feira, quando ocorre sessão deliberativa.
Novos salários dos diretores do Banrisul
Totalmente desinformado sobre o contexto do mercado financeiro, o deputado Pedro Pereira, do PSDB, criticou ontem os novos valores fixados para os salários de diretores do Banrisul. Ele sugeriu que os novos valores são “um tapa na cara” da população. Porém, estão bem abaixo dos valores pagos a dirigentes de outras empresas do sistema financeiro privado.
Tirem as crianças da sala
Os encontros do PSL gaúcho têm sido um exemplo do que pode acontecer quando se reúne um grupo de parlamentares deslumbrados, eleitos graças a uma onda eleitoral cujo significado eles próprios ainda não compreenderam.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Até que um dia…
A que ponto chegamos
https://www.osul.com.br/operacao-zelotes-alcanca-o-deputado-afonso-motta/ Operação Zelotes alcança o deputado Afonso Motta 2019-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar