Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Operadoras de telefonia móvel podem ativar 5G puro em todo o Brasil, mas só 18% das cidades têm antenas compatíveis

Compartilhe esta notícia:

O 5G puro é a versão mais avançada dessa geração de internet móvel

Foto: Reprodução
O 5G puro é a versão mais avançada dessa geração de internet móvel. (Foto: Reprodução)

A principal faixa de frequência do 5G está livre para ser usada pelas operadoras de telefonia móvel em todo o Brasil, mas só 18% das cidades – entre elas, Porto Alegre – têm antenas compatíveis, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A agência reguladora informou que todas as cidades do País estão aptas a receber o 5G standalone, também chamado de 5G puro, que oferece os principais benefícios dessa geração de internet móvel.

Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.022 têm antenas 5G (standalone ou não), de acordo com dados de dezembro de 2024. Isso não significa um atraso das operadoras, que começaram a liberar o sinal em julho de 2022 e têm até o final de 2029 para levar a tecnologia para todo o País.

Hoje, são 33.345 ERBs (estações rádio-base) licenciadas por seis operadoras que venceram o leilão para uso da quinta geração de internet móvel. Os dados da Anatel se referem a antenas licenciadas, mas não há garantia de que elas realmente estejam em funcionamento. Por isso, não é possível dizer quantas cidades, de fato, têm o sinal ativo.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Avaliação do governo Lula é negativa para 90% do mercado financeiro
IBGE diz que o Brasil registra os menores índices de miséria e pobreza
https://www.osul.com.br/operadoras-de-telefonia-movel-podem-ativar-5g-puro-em-todo-o-brasil-mas-so-18-das-cidades-tem-antenas-compativeis/ Operadoras de telefonia móvel podem ativar 5G puro em todo o Brasil, mas só 18% das cidades têm antenas compatíveis 2024-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar