Parlamentares de oposição comemoraram, no plenário da Câmara dos Deputados, a decisão do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da Justiça Federal da 4ª Região, que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil, logo após a cerimônia realizada na manhã dessa quinta-feira no Palácio do Planalto.
“É lamentável que Lula tenha assumido”, criticou Samuel Moreira (PSDB-SP). “Devemos respeitar a decisão da Justiça. Ele não devia ter entrado e é correto que tenha que se afastar.” Já o o deputado Beto Mansur (SP), integrante do PRB – legenda que na quarta-feira retirou o seu apoio à base governista, argumentou que a decisão da Justiça mostra que as instituições do País estão funcionando. “O governo acabou fazendo essa maluquice mas, graças a Deus, existe um juiz peitudo.”
Em um cenário onde o impeachment de Dilma se torna uma hipótese mais concreta do que nunca, líderes da oposição não escondem o contentamento com a liminar. Eles cobram, porém, um posicionamento mais claro por parte do PMDB. No gabinete do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, o líder do DEM na Casa, Ronaldo Caiado (GO), afirmou que o PMDB tem que escolher de qual lado está neste momento e de que forma vai querer atuar. “Os peemedebistas têm que sair do muro”, reforçou o líder tucano Cássio Cunha Lima (PB). (Marcello Campos com agências)