Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Oposição critica dança erótica apresentada em evento do Ministério da Saúde em Brasília

Compartilhe esta notícia:

O vídeo foi gravado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil.

Foto: Reprodução
O vídeo foi gravado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil. (Foto: Reprodução)

Uma apresentação de dança em evento do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (5) está sendo alvo de críticas de opositores do governo Lula.

O vídeo gravado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil mostra uma pessoa cantando uma música e outra fazendo uma coreografia erótica no centro do palco, enquanto os participantes aplaudem da plateia.

O encontro, que teve início na quarta (4), e se encerrou nesta sexta-feira (6), é realizado pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

A temática tem por objetivo apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), com o compartilhamento de ideias e experiências, ampliação do diálogo, estímulo à gestão participativa e construção da agenda de territorialização da promoção da saúde no País.

A imagem foi compartilhada nas redes sociais por parlamentares da oposição. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que “o cupim identitário está corroendo o governo por dentro”. “Chocante como a ideologia contaminou o governo do PT!!! É um seminário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde!!! Atenção primária é isso aí?”, disse o senador no X (antigo Twitter).

Já a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) compartilhou uma publicação com o vídeo, acompanhada do texto: “Estão com pressa em destruir o Brasil”.

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Paulo, Kim Kataguiri (União-SP), compartilhou o vídeo da dança e afirmou que o PT faz “obscenidades com o nosso dinheiro”. O Movimento Brasil Livre (MBL), grupo político ao qual o parlamentar faz parte, também questionou sobre o custo do evento e a relação com a dança.

O ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, relembrou a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). “Vejam em que se transformou os eventos da SAPS sob a gestão dessa gente! Isso é só o começo”, disse.

Deltan Dallagnol (Novo-PR), ex-deputado federal cassado, classificou a situação como “inacreditável”. “Agora temos até dança pornográfica do ‘batem c*’ em evento oficial do Ministério da Saúde.”

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) compartilhou o vídeo do evento. “Aí eu te pergunto, o que isso tem a ver com saúde?”, questionou nas redes sociais.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, terá de dar explicações ao Congresso sobre a apresentação. O pedido foi protocolado pelo 2º vice-presidente da Casa, Sóstones Cavalcante (PL-RJ)

Inapropriada
Após as críticas da oposição e a repercussão do caso, o Ministério da Saúde informou, em nota, que a apresentação “surpreendeu pela coreografia inapropriada”.

“A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

A programação contou com a participação de 07 grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.

O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.”

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Rio Grande do Sul teve saldo positivo de 2.561 novos empregos com carteira assinada em agosto
Desafio do Supremo nos 35 anos de vida da Constituição brasileira é manter sua atuação sem invadir os Poderes
https://www.osul.com.br/oposicao-critica-danca-erotica-apresentada-em-evento-do-ministerio-da-saude-em-brasilia/ Oposição critica dança erótica apresentada em evento do Ministério da Saúde em Brasília 2023-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar