Um comportamento estranho e perigoso de mirar e bater em pequenos barcos à vela e de pesca está se espalhando por uma população de orcas na costa da Espanha. Os cientistas dizem que pelo menos 20 orcas ibéricas já aprenderam a fazer o mesmo imitando animais mais velhos.
Acredita-se que uma ou duas orcas começaram a interagir e danificar pequenos veleiros em 2020.
Os cientistas disseram que os animais parecem estar “brincando” com os barcos, em vez de agirem de forma agressiva.
“É apenas uma brincadeira. Não é vingança [contra barcos], não é mudança climática, é apenas uma brincadeira e ponto”, disse Renaud de Stephanis, um cientista na costa sul da Espanha.
Stephanis é presidente da Conservation, Information and Research on Cetaceans (CIRCE) , uma organização de conservação marinha. Ele disse que as orcas, também conhecidas como baleias assassinas, pareciam estar jogando um “jogo” focado nos lemes dos barcos – parte do aparelho de direção móvel que fica na água.
Ele e seus colegas colocaram etiquetas de rastreamento por satélite nas barbatanas de dois dos menos de 60 animais dessa população, que está criticamente ameaçada de extinção .
O governo espanhol está usando mapas de seus movimentos para ajudar a informar os marinheiros sobre como evitar esses mamíferos marinhos, que caçam atum ao longo da costa de Portugal e Espanha e pelo estreito de Gibraltar.
Brincadeiras no mar
As orcas são conhecidas por serem mamíferos altamente sociais. Outras subespécies de baleias assassinas foram registradas brincando com algas marinhas flutuantes, brincando com equipamentos de pesca e uma população no Pacífico até passou por uma aparente fase de carregar salmões mortos em suas cabeças.
Usar lemes de barco como brinquedos é um comportamento novo e atualmente está confinado a esta pequena população ibérica ameaçada de extinção, mas os animais jovens parecem estar copiando orcas adultas.
Ao examinar filmagens e imagens, capturadas por marinheiros, os cientistas identificaram alguns dos animais envolvidos.
Divisão
Estes grandes, inteligentes e agora problemáticos mamíferos marinhos estão a causar confusão e divisão tanto na comunidade náutica como na comunidade científica ao longo deste troço da costa atlântica.
Alguns cientistas sugeriram que uma orca fêmea começou a “atacar” barcos como vingança, porque ela havia sido ferida por uma embarcação.
Há discussões em andamento nas mídias sociais entre os marinheiros, com alguns propondo métodos de defesa de seus barcos, incluindo o transporte de fogos de artifício para jogar na água se as orcas se aproximarem.