A organização do Campeonato Mundial de Karaokê, o Karaoke World Championships (KWC), comunica que a primeira seletiva estadual do evento inédito no Rio Grande do Sul, inicialmente prevista para 25 de maio, foi adiada para o dia 08 de junho, uma quarta-feira, a partir das 20h, no Boteco Babilônia Videokê, na Avenida Pernambuco, 2.384, Bairro Floresta, em Porto Alegre.
Para disputar o certame, os candidatos podem se inscrever por meio dosite oficial do evento, www.kwcbrasiloficial.com, escolher o Boteco Babilônia Videokê como local onde realizará sua apresentação, e efetuar a taxa de pagamento da inscrição no valor de R$ 60,00. Os inscritos, além de garantirem sua apresentação, ganharão um curso online gratuito sobre como cantar bem e fazer grandes perfomances. Em Porto Alegre, serão realizadas cinco seletivas para escolher o melhor cantor masculino e a melhor cantora feminina de karaokê, que irão representar o Rio Grande do Sul na final nacional, no mês de setembro, em São Paulo.
O KWC é realizado, mundialmente, desde 2003, sendo a segunda vez que ocorre no Brasil e a primeira com etapa no Rio Grande do Sul. É uma competição voltada para as pessoas que cantam por hobby e mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta.
Em 2015, o Brasil teve na final realizada em Cingapura, um representante masculino e uma representante feminina, que fizeram um belo papel no evento. Phil Wennerstrom ficou entre os cinco melhores cantores do mundo e Mariana Moi garantiu presença entre as doze melhores na categoria feminina.
Neste ano, a final mundial ocorrerá em Vancouver, no Canadá, sendo que os dois representantes brasileiros viajarão para o país da América do Norte com todas as despesas pagas. Aliás, os ganhadores da etapa gaúcha irão disputar a final nacional igualmente com as despesas pagas pela organização do evento aqui no estado.
O proprietário do Boteco Babilônia Videokê, Paulo Ricardo da Silva, destaca a grande oportunidade que os cantores de karaokê no estado estão recebendo com a realização das seletivas do KWC em Porto Alegre. Segundo ele, ainda que o divertimento não seja a mesma febre que tomou conta do país na década de 1990, segue sendo uma maneira que muitas pessoas encontram para se distrair e fazer novas amizades.
Podem se inscrever para o Karaoke World Championships todas as pessoas maiores de 18 à 60 anos que se considerem cantores amadores, ou seja, não vivam exclusivamente da música, e que, também, não sejam patrocinados ou tenham contratos com gravadoras ou produtoras de espetáculos. A escolha da música é livre, com o candidato podendo cantar o que quiser, em qualquer idioma.
O KWC é promovido, em nível mundial, pelaKSF Entertainment Group, ocorrendo em mais de 40 países. No Brasil, a realização está a cargo da TK Produções Artísticas, empresa de produção de espetáculos e eventos. Já no Rio Grande do Sul a promoção está a cargo do Babilônia Videokê Pub. Além da capital gaúcha, receberão seletivas nacionais da competição as principais casas de karaokê de São Paulo, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Campinas, Americana, Florianópolis, São Bernardo e Curitiba.