Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Organização Mundial da Saúde declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

Compartilhe esta notícia:

Mais de 16 mil casos da doença já foram confirmados em 75 países

Foto: Agência Brasil
País tem a maior quantidade de infectados na América Latina e a terceira no mundo. (Foto: EBC)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, neste sábado (23), que a varíola dos macacos agora é considerada emergência de saúde global.

Mais de 16 mil casos da doença já foram confirmados em 75 países, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. No Brasil, há mais de 600 casos, conforme o Ministério da Saúde.

“Com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”, afirmou ele em uma entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.

Tedros explicou que são considerados cinco elementos para a tomada de decisão se um surto constitui uma emergência global. “Primeiro, as informações fornecidas pelos países, que, neste caso, mostram que esse vírus [monkeypox] se espalhou rapidamente para muitos países que não o viram antes”, disse o diretor-geral da OMS.

Em segundo lugar, ele citou que foram atendidos os critérios do Regulamento Sanitário Internacional, uma norma jurídica que a OMS segue. Em terceiro lugar, é levada em consideração a opinião do Conselho do Comitê de Emergência, que não chegou a um consenso sobre o assunto.

“Quarto: princípios científicos, evidências e outras informações relevantes, que atualmente são insuficientes e nos deixam com muitas incógnitas. Quinto: o risco para a saúde humana, disseminação internacional e o potencial de interferência no tráfego internacional”, acrescentou o diretor-geral.

“A avaliação da OMS é de que o risco de varíola é moderado globalmente e em todas as regiões, exceto na região europeia, onde avaliamos o risco como alto”, disse Tedros.

De acordo com ele, cerca de metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos já tem acesso garantido a vacinas contra a doença.

Sintomas

Os principais sintomas da varíola dos macacos são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão. Dentro de um a três dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Essas medidas também evitam a infecção pela Covid-19.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul forma 53 novos capitães
Ucrânia acusa Rússia de atacar porto no Mar Negro, um dia após acordo para exportação de grãos
https://www.osul.com.br/organizacao-mundial-da-saude-declara-variola-dos-macacos-como-emergencia-de-saude-global/ Organização Mundial da Saúde declara varíola dos macacos como emergência de saúde global 2022-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar