Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2021
Mesmo com suas fronteiras fechadas para turistas que chegam diretamente do Brasil desde março de 2020, os Estados Unidos continuam no topo da lista de desejos do viajante brasileiro. É o que aponta um levantamento feito pelo Google, a partir das buscas realizadas no país no mês de maio. Entre os cinco destinos internacionais mais procurados, estão três cidades americanas. Já nas buscas por cidades em território nacional, capitais como Rio de Janeiro e São Paulo dividem espaço com clássicos do turismo nacional, como Gramado e Porto Seguro.
Segundo a empresa, o levantamento se refere às pesquisas feitas entre os dias 1º e 25 de maio. E por buscas que associavam os nomes dos destinos a palavras-chaves relacionadas a viagens, como “turismo”, “viagem”, “voos”, “hotéis”, “passagens” e “o que fazer”.
Orlando, Nova York e Miami ocupam, respectivamente, os primeiro, terceiro e quinto lugares do top 10 de cidades internacionais pesquisadas pelos brasileiros. Outra pesquisa recente, feita pelo buscador de serviços de viagem Kayak, indicou que entre abril e maio o número de pesquisas de brasileiros por voos para os Estados Unidos cresceu 719%. Justo na época em que o chamado “turismo da vacina” começou a se popularizar naquele país.
No levantamento do Google, as cidades americanas são seguidas de perto por três destinos no Caribe: Cancún, no México (segundo lugar no ranking), Punta Cana, na República Dominicana (sexto) e San Andrés, na Colômbia (nono). Curiosamente, estes três países, que permaneceram abertos a turistas brasileiros na maior parte da pandemia, se tornaram populares pontos de parada para quarentenas para quem quisesse seguir viagem para os Estados Unidos.
Em décimo lugar na lista aparece Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que foi um dos oásis para os turistas brasileiros ao de 2020, até fechar suas fronteiras no começo de 2021. Recentemente, o emirado voltou a permitir a entrada de brasileiros, desde que cheguem por voos de outros países, como a Turquia, por exemplo (os voos diretos da Emirates saindo de Rio e São Paulo têm, desde março, Dubai apenas como ponto de conexão, não como destino final).
O interesse por destinos tradicionais, mas que não estão recebendo turistas brasileiros, também está expresso no ranking, com Paris em quarto, Lisboa em sétimo e Buenos Aires em oitavo.
No Brasil, a cidade campeã de buscas foi o Rio de Janeiro. Mas outras capitais importantes, e com apelo turístico, aparecem na lista: São Paulo (quarto lugar), Fortaleza (quinto), Salvador (sexto), Curitiba (oitavo) e Natal (décimo).
Porto Seguro, no Sul da Bahia, aparece em segundo lugar no ranking, e é seguida por Gramado, na Serra Gaúcha. Monte Verde, no lado mineiro da Serra da Mantiqueira, muito procurada por paulistas e fluminenses que viajam de carro, foi o sétimo destino mais buscado. Já Ipojuca, município pernambucano onde está Porto de Galinhas, ficou em nono.
Confira a seguir os rankings
Destinos internacionais: 1 – Orlando (EUA); 2 – Cancún (México); 3 – Nova York (EUA); 4 – Paris (França); 5 – Miami (EUA); 6 – Punta Cana (República Dominicana); 7 – Lisboa (Portuga); 8 – Buenos Aires (Argentina); 9 – San Andrés (Colômbia); 10 – Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Destinos nacionais: 1 – Rio de Janeiro/RJ; 2 – Porto Seguro/BA; 3 – Gramado/RS; 4 – São Paulo/SP; 5 – Fortaleza/CE; 6 – Salvador/BA; 7 – Monte Verde/MG; 8 – Curitiba/PR; 9 – Ipojuca/PE; 10 – Natal/RN.
Voltar Todas de Viagem e Turismo