Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de agosto de 2021
A vaga de harpista na Ospa está vazia desde 2010
Foto: Leandro Rodrigues/OspaA Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) abriu inscrições para um concurso público que selecionará 16 novos músicos. Com o certame, o número de músicos da orquestra, ligada à Secretaria da Cultura do RS, passará de 96 para 112.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de setembro no site fundatec.org.br. “O concurso possibilitará o preenchimento completo da orquestra. Permitirá a ampliação do repertório e de ações educacionais e sociais da Fundação Ospa. É uma grande conquista, especialmente neste momento difícil, com orquestras fechando em todo o País”, disse o maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté.
Nos últimos anos, só no Rio Grande do Sul, três grandes orquestras encerraram as atividades. As novas oportunidades exigem ensino médio completo e contemplam músicos solistas, assistentes e filas nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, clarinete, trompa, contrabaixo, percussão, trombone e harpa. Esta última posição está vazia desde 2010, o que torna necessária a contratação de harpista sempre que uma obra prevê o instrumento.
As provas de caráter competitivo serão aplicadas em novembro. Nessa seleção, os candidatos tocam atrás de um biombo. Assim, a banca examinadora, formada por especialistas, não tem como identificar os postulantes, apenas avaliar a música.