Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de janeiro de 2024
Inaugurado há menos de dois meses, o Memorial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) oportuniza ao público um passeio detalhado pelos 73 anos de trajetória de uma das mais antigas instituições do gênero no Brasil. Textos, imagens e objetos estão em exposição permanente na sede, em prédio anexo ao Centro Administrativo do Estado – avenida Borges de Medeiros nº 1.501, bairro Praia de Belas.
A entrada é franca. Além da visitação regular de terça a sexta-feira (meio-dia às 17h), o espaço pode ser conferido em dias de concerto musical, ampliando a já consagrada programação da Sala Sinfônica e da Sala de Recitais.
Dentre os milhares de itens que documentam mais de 3 mil espetáculos da Ospa, há curiosidades como registros da encenação da ópera “Aida”, que teve no palco animais de circo para uma apresentação no Auditório Araújo Vianna em 1965. Ou de um concerto nas ruínas jesuíticas de São Miguel das Missões com o famoso tenor espanhol José Carreras.
O Memorial da Ospa é resultado de um trabalho de pesquisa iniciado há mais de três anos, sob o comando do curador Paulo Amaral, com a pesquisa de José Francisco Alves e Dorvalina Gomes, além do design expositivo de Ceres Storchi e Emily Borghetti. A equipe se dedicou a catalogar e organizar o acervo da orquestra desde 1950, ano de sua fundação, até os dias atuais. Saiba mais em ospa.rs.gov.br.
Linha do Tempo
Estampada na parede do Memorial, a linha do tempo percorre toda a história da Ospa, desde a fundação em 1950 até o ano passado. Destacam-se grandes óperas e concertos, fotos das diferentes formações da orquestra ao longo das décadas, notícias e materiais gráficos de divulgação.
Há também gavetas com documentos históricos originais. A lista abrange atas, programas de concertos, desenhos de figurinos e cenários de óperas.
Interatividade
Por meio de uma tela sensível ao toque, o visitante seleciona e escuta o som de todos os instrumentos presentes em uma orquestra.
Já a mesa interativa permite a navegação por por mais de 2,5 mil artigos digitalizados do acervo da Fundação Ospa, incluindo fotografias antigas, partituras, atas, recortes de jornais, fôlderes, programas de concertos, cartas e desenhos.
(Marcello Campos)