Ícone do site Jornal O Sul

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre retoma nesta quinta-feira as apresentações de sua Escola de Música

Concerto está marcado para as 14h30min no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. (Foto: Vitoria Proença/Ospa)

Uma apresentação no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (bairro Independência) marca, nesta quinta-feira (4), a retomada dos concertos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O evento está agendado para as 14h30min e abre uma série de 14 espetáculos de música erudita previstos pelo grupo até o final do ano.

O espetáculo da vez é estrelado por quarteto de flauta, violino, viola e violoncelo, executando para pacientes e funcionários da casa de saúde um repertório eclético. São composições de Ludwig van Beethoven e Johann Sebastian Bach, além da banda britânica Coldplay e de faixas da trilha sonora de “Star Wars”.

Trata-se de um projeto comunitário que já soma mais de 100 apresentações desde o seu lançamento, em 2015. Na lista estão o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e o Hospital Psiquiátrico São Pedro, dentre tantos outros.

O objetivo principal é levar a música de concerto a espaços onde raramente se faz presente, como escolas, hospitais, asilos e centros de assistência social de Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana. A direção da Ospa ressalta:

“Ao mesmo tempo em que os estudantes praticam e compartilham o conhecimento adquirido, levam música a públicos com pouco acesso às salas de concerto”, ressalta o texto de divulgação. Instituições interessadas em receber a iniciativa devem entrar em contato pelo e telefone (51) 3228-6737 ou por e-mail informado no site ospa.org.br.

Sobre a Escola de Música

Fundada em 1972, a Escola de Música (Conservatório Pablo Komlós) cumpre função decisiva para a cultura no Rio Grande do Sul. Promove educação musical gratuita e formação profissional para potenciais músicos de orquestra.

Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou mesmo em outras áreas da música, inclusive no Exterior.

Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende cerca de 270 alunos no Palácio do Vice-Governador – o “Palacinho”, localizado na avenida Cristóvão Colombo nº 300 (bairro Floresta). Todos os professores são instrumentistas da Ospa.

A iniciativa é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile