Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de novembro de 2024
De acordo com o ranking do BabyCenter, que analisou mais de 250 mil nomes cadastrados no aplicativo da marca ao longo do ano passado, estes foram os nomes femininos mais populares no Brasil em 2023. Cada nome carrega um significado especial, refletindo tradições e valores culturais.
A seguir, confira os dez nomes de mulheres mais comuns no Brasil:
1 – Helena
De origem grega, significa “luz” ou “tocha”. Este nome remete à ideia de alguém “cheia de luz” e é um dos mais escolhidos entre os brasileiros.
2 – Alice
Derivado do germânico Adelheidis, significa “nobre” ou “de linhagem nobre”. O nome Alice carrega valores de realeza e bravura.
3 – Laura
De origem latina, significa “loureiro” ou “vitoriosa”. Laura também remete à planta associada à vitória e à glória.
4 – Cecília
Com raízes no latim Caecilia, significa “cega” ou “sábia”, mas também é associada a uma pessoa que enxerga além do óbvio.
5 – Maria Alice
Combinação de Maria, do hebraico, com o significado de “senhora soberana” ou “pura”, e Alice, de origem germânica, que significa “nobre”. Este nome simboliza soberania e nobreza.
6 – Maitê
Originalmente do idioma basco, Maitê significa “amada” ou “querida”, transmitindo afeto e carinho. No entanto, algumas pessoas acreditam que o nome pode ter origem germânica, e que significa “virgem”.
7 – Sophia
De origem grega, Sophia significa “sabedoria”. Este nome clássico é usado em várias culturas e evoca inteligência e discernimento.
8 – Manuela
Derivado do hebraico através do espanhol e italiano, significa “Deus está conosco”. É um nome que transmite uma forte mensagem espiritual.
9 – Isabella
Variante italiana de Elisabete, que deriva do hebraico Elisheba, Isabella significa “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”.
10 – Liz
Liz é o diminutivo de Elizabeth e tem origem inglesa, o nome significa “Deus é o meu juramento” ou “meu Deus é abundância”.
Importância
O nome é uma das primeiras escolhas se faz para os filhos. E uma escolha muito importante, pois acompanhará a pessoa pela vida inteira e pode vir a influenciar diretamente a forma com que ele será visto pelos outros. Há quem diga que o nome poderá definir a personalidade da criança e, até mesmo, influenciar no sucesso do seu futuro profissional e amoroso. Porém, mais que isso, o nome está diretamente ligado à formação da identidade da pessoa.
Por isso é muito importante fazer essa escolha com muito cuidado, pensando não somente no presente, mas no que esse nome pode significar para seu filho ao longo da vida. Entenda mais sobre como a sua escolha vai influenciar no futuro do seu bebê:
Ao batizar uma criança com o nome do avô ou pai, por exemplo, é preciso tomar cuidado para que futuramente essa criança não sofra pressão para ter o mesmo comportamento e escolhas profissionais ou pessoais do outro. Herdar o nome não significa que essa criança também herdará os traços de personalidade do homenageado.
Nomes estranhos
Alguns pais abusam da criatividade na hora de escolher o nome do bebê e isso pode trazer alguns problemas futuros à criança. Um nome muito incomum pode virar motivo de piada dos coleguinhas da escola e se transformar em apelidos nada agradáveis, por isso, é muito importante analisar bem o nome que pretende dar ao seu filho, caso seja incomum, e ver se não corre o risco de expor a criança à situações complicadas.
Outro problema é a grafia. Nomes muito complicados para escrever podem gerar confusão para a criança, principalmente no período da alfabetização. Na maioria dos casos, o simples é mais bonito e prático.
Nomes famosos
Ao batizar uma criança com o nome de uma grande estrela do cinema, de um cantor famoso ou jogador de futebol, com certeza a criança sempre será comparada ao homenageado. Um nome que inicialmente parece bom e bonito por ser de uma pessoa famosa no momento, futuramente pode soar estranho quando o artista não estiver mais em evidência.
Nomes artísticos estranhos também podem ser legais, mas quando pensamos em um nome que a pessoa carregará para a vida inteira, é preciso ter mais critério do que simplesmente um gosto passageiro.