Sábado, 04 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Os Estados Unidos devem anunciar nova doação de vacinas contra o coronavírus ao Brasil em até 15 dias

Compartilhe esta notícia:

Ainda não se sabe quantas doses serão doadas

Foto: EBC
Na terça-feira (13), a faixa etária será mantida, mas abrindo para homens com 36 anos ou mais. (Foto: EBC)

O governo americano deve anunciar nos próximos 15 dias a doação de mais doses de vacina contra a Covid-19 ao Brasil, segundo fontes envolvidas nas negociações. A nova remessa deve acontecer através de doação direta, sem intermediação do consórcio internacional Covax Facility.

Ainda não se sabe quantas doses serão doadas. Há 15 dias, os EUA anunciaram a doação de 3 milhões de vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, ao Brasil. As doses chegaram ao País na mesma semana.

O transporte foi feito em avião comercial da Azul Linhas Aéreas. Ainda não está acertado se as novas doses serão da mesma farmacêutica ou da Pfizer. A vacina da Janssen é de dose única, enquanto a da Pfizer exige duas doses para imunização.

Desde março o governo brasileiro vem negociando com os EUA para a doação de vacinas. As tratativas são feitas pela Embaixada do Brasil em Washington, junto com o Ministério da Saúde e com a cúpula do Itamaraty em Brasília, diretamente com a Casa Branca.

Carta de Bolsonaro a Biden

No último domingo, 4 de julho, o presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta ao americano Joe Biden para cumprimentar o presidente dos EUA pelo dia da independência americana. No texto, Bolsonaro agradeceu pelo envio das vacinas.

Esta foi a quarta carta de Bolsonaro a Biden, desde que o democrata tomou posse em 20 de janeiro. Até agora, os dois presidentes não conversaram por telefone, apesar de reuniões entre o alto escalão dos dois governos acontecerem com frequência.

Diplomatas brasileiros têm argumentado ao governo americano que o País vive uma situação peculiar, não só pela gravidade da crise de saúde como também pela ampla capacidade de vacinação e expertise no tema. Fontes do governo brasileiro indicam aos americanos que podem inclusive ajudar na logística de envio de vacina a países vizinhos ou nações da África de língua portuguesa, por exemplo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Anvisa autoriza o início da aplicação da ButanVac em voluntários em São Paulo
Coreia do Sul registra recorde de novos casos de coronavírus em um só dia desde o início da pandemia
https://www.osul.com.br/os-estados-unidos-devem-anunciar-nova-doacao-de-vacinas-contra-o-coronavirus-ao-brasil-em-ate-15-dias/ Os Estados Unidos devem anunciar nova doação de vacinas contra o coronavírus ao Brasil em até 15 dias 2021-07-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar