Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de maio de 2019
A retomada da parceria com os Estados Unidos para o país participar da Expointer 2019 foi tema de reunião entre o titular da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), Covatti Filho, e a cônsul americana em Porto Alegre, Julia Harlan.
A reunião, realizada na segunda-feira (6), tratou da possível atuação do país em um estande no Pavilhão Internacional da feira, onde o público poderá conferir as principais novidades americanas da área, além de atrações para estudantes gaúchos que poderão conhecer programas de intercâmbio nos EUA para interessados no agronegócio.
Conforme a diplomata, é de grande interesse do país norte-americano estreitar as relações comerciais com o Brasil e aprofundar o conhecimento sobre agropecuária, principalmente gado leiteiro e de corte, assim como das tecnologias utilizadas no na área de genética agropecuária. Outra proposta é promover o intercâmbio de conhecimento entre universidades americanas e os brasileiros.
“Temos um consulado aqui para aumentar a relação entre os Estados Unidos e o Rio Grande do Sul, o que é muito importante. Temos muitas oportunidades para fortalecer essa relação, trabalhando junto e criando parcerias”, afirmou Julia.
Além dos EUA, a Secretaria da Agricultura negocia a participação de outros países parceiros comerciais na Expointer.
Parque de Exposições Assis Brasil
O médico-veterinário José Arthur Martins, há 43 anos na Secretaria da Agricultura, é o novo subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O dirigente assume com o desafio de organizar a Expointer e preparar as comemorações dos 50 anos do parque, em 2020. O anúncio do nome foi feito pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.
Antes da Expointer (de 24 de agosto a 1º de setembro), o novo subsecretario tem a Expoleite/Fenasul (15 a 19 de maio) para organizar. “No entanto, ocorrem outros eventos de menor porte ao longo desse período, como leilões e provas equestres, para os quais devemos estar sempre prontos e preparados”, destacou.
Além do amplo conhecimento da atuação da Agricultura, José Arthur, em diferentes períodos, chefiou o Serviço de Exposições e Feiras da secretaria. “Pretendemos, ainda neste ano, iniciar as comemorações de meio século deste que é o maior palco do agronegócio das Américas”, acrescentou.